TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ceramica

Seminário: Ceramica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  Seminário  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

FELDSPATOS

Fonte: geomuseu.ist.utl.pt

O nome tem origem no alemão feld (campo) e spath (pedra), é uma matéria-prima natural e se apresenta com as seguintes características:

Cor: Branco róseo.

Aspecto óptico: Translúcido e transparente.

Brilho: Não-metálico, vítreo.

Dureza: Escala de Mosh: 6,0 a 6,5.

Peso especifico: 2,5 a 2,8.

Sistema de cristalização: Monoclínico, triclínico.

Habito: Cristal Prismático ou compacto.

Composição química: (Na. K) Al Si2O3,Ca Al2 SiO3, Ba AlSi2 O3.

Os feldspatos naturais são normalmente uma mistura em diversas proporções de alumino-silicatos. Para a indústria cerâmica os feldspatos de maior importância são o potássico (K2O.Al2O3.6SiO2) e o sódico (Na2O .Al2O3. 6SiO2), por terem temperatura de fusão relativamente baixa e assim sendo empregados como geradores de “massa vítrea” nas massas cerâmicas e nos vidrados. No entanto eles dificilmente são encontrados puros, em geral se apresentam em mistura, podendo também estar associados a outras impurezas.

O feldspato pertence ao grupo de silicatos de alumínio com potássio, sódio, cálcio e mais raramente bário, sendo que o primeiro tem grande aplicação na industria da cerâmica e do vidro.

Na cerâmica, sua função é a de fundente, pois seu ponto de fusão é menor do que a maioria do outros componentes, servindo de cimento para as partículas das varias substâncias cristalinas, além de outros aspectos, como as reações físico-químicas.

Já na indústria do vidro, o feldspato fornece a alumina, para aumentar a aplicabilidade do vidro fundido, melhorando o produto final e dando-lhe uma estabilidade química maior, inibindo a tendência de de vitrificação. O feldspato tem outras utilizações como na produção de vernizes e tintas onde é usado na produção de fritas metálicas, na produção de eletrodos para solda, abrasivos leves além de ser utilizado em próteses dentárias. Na maior parte de suas aplicações o feldspato pode substituído, total ou parcialmente pela rocha nefelina sienito. Além dessa rocha, são também potenciais substitutos do feldspato: argila, talco, pirofilita, areia feldspática.

Na fabricação de produtos cerâmicos, além de cumprir sua função principal que é diminuir a temperatura de formação de fase líquida durante a etapa de queima, ou seja, são materiais fundentes, os feldspatos também são responsáveis pela diminuição da porosidade das peças cerâmicas, principalmente, para produtos de grés e porcelana, devido a que o líquido formado durante a queima em temperaturas mais baixas tende a preencher os espaços vazios do corpo cerâmico, reduzindo ou eliminando a porosidade, e consequentemente diminui a absorção de água e aumenta a resistência mecânica dos revestimentos cerâmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com