TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerimonial - Casamento

Pesquisas Acadêmicas: Cerimonial - Casamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

1. CASAMENTO

1.1 Conceito

O termo casamento é uma junção da palavra casar, que significa juntar, unir, pôr em par, e da terminação mento. Para a língua portuguesa casamento é um substantivo masculino e significa o “ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil” (AURÉLIO, 2005).

É o vínculo estabelecido entre duas pessoas, que se unem mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social que pressuponha uma relação interpessoal de intimidade entre o casal.

E considerando o contexto de diversidade cultural, religiosa e sexual no qual vivemos atualmente, pode-se conceituá-lo de várias formas como, união estável, legal ou não; religiosa ou não entre pessoas de sexos opostos ou não, que tenha como objetivo celebrar o amor e a vontade de ambas de conviver sob o mesmo teto.

O casamento segundo a bíblia: “É uma união estável e indissolúvel entre um homem e uma mulher”, a qual deve ser baseada no amor eterno, onde só a morte tem o poder de separá-los.

1.2 Histórico

O casamento é uma tradição milenar, cujos relatos antecedem à era de Cristo. Partindo do conceito que é a união estável entre duas pessoas que se juntam com o intuito de constituir uma família, pode-se atribuir á bíblia o relato do primeiro casamento, o de Adão e Eva. Escrito no primeiro livro da bíblia, Gênesis, do antigo testamento como a primeira união entre um homem e uma mulher. Os quais colocados, por Deus, no jardim do Éden com a finalidade de procriar e povoar a Terra.

1.3 Origem

O casamento surgiu no império Romano entre os anos de 965 a 1008. Século XV, com a proclamação do Cristianismo como religião oficial, e com os batizados dos reis da Dinamarca, Polônia, Hungria, Rússia, Noruega e Suécia. e as transformações das sociedades urbanas Romanas e das sociedades rurais Germânicas e Eslavas. Onde as uniões entre homens e mulheres foram, então, o resultado complexo de renitências pagãs, de interesses políticos e de uma poderosa evangelização.

A celebração do casamento surgiu na Roma Antiga. Com o primeiro casamento, com noiva e culto religioso, nasceu na Roma antiga. Não se sabe ao certo em que ano, mas vêm de lá as primeiras notícias de mulheres vestirem-se especialmente para a ocasião.

Durante muito tempo, as pessoas se casavam apenas para ganhar um dote, (quantia paga pelo pai da noiva ao noivo), como forma de sustento do casal. Com isso o casamento era usado pelas pessoas como um meio honrado de enriquecimento, e também, usado como forma de terem filhos legítimos (frutos do casamento) uma maneira de perpetuar o nome do pai.

Nesta época não era obrigatório ter a bênção de um sacerdote. Este costume só foi oficializado depois do Concílio de Trento, (Nova Doutrina Católica) ocorrido no século XVI.

O casamento era essencialmente um ato de aquisição: onde o noivo "adquiria" uma noiva, a transação era selada por meio do pagamento de uma moeda de ouro ou prata. Na maioria das vezes, o casamento era arranjado pelos pais do casal, ainda na infância, e tinha como objetivo, evitar a mistura de classes sociais, interesses políticos ou financeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com