TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chocolates Do Park

Monografias: Chocolates Do Park. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

1.0 INTRODUÇÃO

A produção e o consumo de chocolate no Brasil foi introduzido pela colonização dos europeus que já haviam aprimorado suas formas de produção e consumo. A cultura cacaueira foi introduzida no Brasil no século XVII pelos portugueses, sendo um importante produto da Amazônia Portuguesa.

A partir da segunda metade do século Século XIX algumas fábricas foram instaladas no Brasil. Em Porto Alegre os irmãos Franz e Max Neugebauer, imigrantes alemães, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt tendo sido a mais antiga fábrica brasileira de chocolate. Foi daí que se iniciou a tradição gaúcha de fabricação de chocolates artesanais, e atualmente seu polo esta na cidade de Gramado onde existem fabricas espalhadas por toda a cidade, e atraem turistas de todo o mundo.

A chocolates do Parke, situada na cidade de Gramado matem essa tradição fortemente no Rio Grande do Sul, mas também atua nos estados de Santa Catarina e Paraná, claro que sua maior participação de mercado esta em sua cidade de origem, seus produtos são bastante procurados em época de páscoa, tantoque Ela é a pioneira no Brasil na venda de chocolates durante a páscoa diretamente em empresas, prática que iniciou em 1988. Atualmente, 90% de sua produção fabril no período é comercializada em cerca de 1,2 mil empresas sediadas na região Sul do país (em torno de 300 destas localizadas em Caxias do Sul). Entre as facilidades estão a venda em duas vezes com desconto na folha de pagamento e valores atrativos, além de evitar o desgaste do corpo produtivo no enfrentamento de filas.

Portanto neste trabalho, o foco se dará na análise interna e externa da Chocolates do Parke, quais as potencialidades do mercado atuante para entender quais estratégias adotar para aumentar sua participação de mercado não só em épocas sazonais, já que seu maior faturamento esta neste período. A pesquisa abordará ferramentas de mensuração de mercado, como a análise swot, matriz ansof, avaliação de novos entrantes, para que ao final possa se ter conhecimento de mercado interno e externo para assim adotar as estratégias cabíveis.

2.0 CHOCOLATE DO PARKE

No início de suas atividades, em 1986, a Do Parke precisava comprar o chocolate das grandes indústrias para transformá-lo, assim como a maioria das empresas que produzem o chocolate artesanal.

Com o passar dos anos, a empresa sentiu a necessidade de conquistar o paladar dos consumidores oferecendo um diferencial no seu produto, um chocolate mais saboroso. Isso se tornou possível quando em Outubro de 2004 a Do Parke adquiriu uma máquina para a fabricação do próprio chocolate a partir de derivados do cacau. Nos produtos da Do Parke você poderá sentir o sabor do puro chocolate, pois na fórmula é adicionado um percentual maior de cacau, deixando o chocolate mais cremoso e saboroso.

A história começou no mês de Dezembro de 1986 em Gramado na Serra Gaúcha. A então Chocolate Caseiro Do Parke era um empresa pequena com uma produção anual de 500 Kg de chocolate que já se destacava por fabricar produtos de alta qualidade e com ótima aceitação no mercado. A busca pela inovação fez a Do Parke ir mais longe em seu sonho criando uma identidade para a marca. Ao longo dos anos a empresa cresceu e investiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com