TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Da Vida

Artigo: Ciclo Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Briófitas

São conhecidas como musgos. São pequenas e formam uma espécie de tapete verde em locais úmidos e sombreados.

Não possuem vasos condutores. Por isso dizemos que os musgos são plantas avasculares, e suas estruturas corporais são chamadas de rizoide, caloide e filóide, pois não podem ser considerados raiz, caule e folha verdadeiros.

O transporte de substancias dos musgos é uma planta feita célula a célula, por isso o processo e mais lento que as outras plantas terrestres. As plantas grandes não conseguiram liberar os nutrientes na velocidade necessária para atender todas as células.

Os musgos não possuem cobertura impermeável que protege da perda de água. Uma razão de elas serem encontradas mais em lugares úmidos. Nestes lugares é mais difícil ter a perda de água.

A água retida e importante para reprodução sexuada desses vegetais, a gameta a masculina, chamada anterozóide, vai ao encontro do gameta feminina, chamada oosfera, nadando com seus flagelos. Dependem da água para se reproduzir.

Essas plantas são chamadas gametófitos, pois produzem gametas. Após a fecundação o resultado do encontro entre anterozóide e oosfera, forma-se umas plantas diferentes da inicial, que crescem sobre o pé de musgo feminino. Essa planta chamado esporófito, produz células resistentes, os esporos e depois de liberá-los morre.

Os esporos são levados pelos ventos, caem no solo, germinam, nascem novos pés de musgos. Assim a espécie se espalha pelo ambiente.

O ciclo de vida dos musgos contem duas plantas:

Uma delas o gametófito e verde, vive mais tempo, faz fotossíntese e produz gametas. A outra o esporófito, duro pouco tempo faz fotossíntese, só produz esporos.

Reprodução sexuada (com gametas), e assexuada (com esporos).

As hepáticas são briófitas de formas achatadas encontradas em lugares úmidos. Contorno lembra um fígado humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com