TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Vida Das Organizações

Ensaios: Ciclo De Vida Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

As empresas como organismos vivos

Segundo Adizes, as empresas são organismos vivos, sejam, eles plantas, animais ou pessoas, e como os seres vivos, tem um início, um meio e um fim. Ao longo do seu ciclo de vida, esses seres vão sofrendo mudanças e revelando padrões previsíveis de comportamento. Em cada estágio, esses padrões de comportamento manifestam-se como um tipo de luta ou embate, isto é, como dificuldades ou problemas de transição que o sistema precisa superar.

Assim como os organismos vivos, o crescimento e envelhecimento das organizações manifestam-se primordialmente na inter-relação entre dois fatores: flexibilidade e controle.

As organizações quando jovens são bastante flexíveis, mas nem sempre são controláveis.

À medida que as organizações envelhecem essa relação se altera. A controlabilidade aumenta e a flexibilidade diminui.

Tamanho e tempo não são causas de crescimento e envelhecimento das organizações: empresas grandes, com uma longa tradição, não são necessariamente velhas; e empresas pequenas, sem tradição alguma, não são necessariamente jovens. Depende das características do CVO em que se encontra.

CVO: o Ciclo de Vida Organizacional

As organizações são constituídas para que durante o ciclo de vida sejam competitivas no mercado, realizando gestão de negócios com visão capaz de diagnosticar e solucionar problemas normais e anormais, com o objetivo de permanecerem sempre no estágio da plenitude.

Em seu Ciclo de Vida, as organizações enfrentam os embates e as dificuldades normais que existem em cada estágio, e também os problemas usuais de transição, ao ingressarem numa nova fase do seu desenvolvimento.

Uma organização tem que aprender a lidar com esses problemas por si, ou então contrairá “doenças” anormais que impedirão o crescimento”.

A metodologia de Adizes permite distinguir os diferentes tipos de problemas das organizações. Procura evidenciar o ciclo de vida organizacional para caracterizar o estágio que se encontra a empresa.

Os gestores, ao agirem para que a empresa possa desenvolver e suplantar seus problemas, estão condicionando-a ao processo de crescimento e amadurecimento. E assim, quando a empresa atinge a plenitude, é importante identificar as possíveis riscos de envelhecimento, para que ela não envelheça.

Uma organização pode permanecer na plenitude para sempre, desde que se rejuvenesça continuamente. Logo, no percurso de suas atividades econômicas, devem ser conduzidas com estratégia organizacional baseada em habilidades gerenciais focadas no ciclo vida organizacional.

A metodologia do ciclo de vida organizacional proposta por Ichak

Adizes está estruturada nas seguintes fases:

1º) Namoro;

2º) Infância;

3º) Toca- toca (pré adolescência);

4º) Adolescência;

5º) Plenitude;

6º) Estabilidade;

7º) Aristocracia;

8º) Burocracia incipiente;

9º) Burocracia e morte.

Características dos Estágios

1º) Namoro

A empresa ainda não nasceu, ela existe apenas como ideia;

No namoro o objetivo que motiva o fundador deve sero de satisfazer uma necessidade de mercado;

É necessário que o fundador seja realista e entender que o surgimento da empresa gerará a necessidade de enfrentar riscos;

A motivação do fundador deve extrapolar os limites estreitos do lucro imediato e satisfazer sempre mais seus fregueses.

É normal haver dúvidas na fase do Namoro.

O fundador em geral deve fazer algumas perguntas indispensáveis ao namoro: O que pretendemos fazer?

Como será feito? Quando deveremos fazê-lo? Quem irá fazê-lo? Por quê?

Quando a empresa finalmente tiver testado o compromisso e assumido um risco substancial (alugar o prédio para a firma, por exemplo) é sinal que o estágio

Namoro está sendo deixado, o nascimento aconteceu e a empresa adentra a fase Infância.

2º) Infância

A empresa tem poucas políticas, sistemas, processos ou orçamentos. É um espetáculo de um ator só;

Para sobreviver é necessário ingestão de leite (capital de giro) e amor dos pais (compromisso do fundador);

Neste estágio a organização deixa de se concentrar em ideias e possibilidades para se preocupar com a produção de resultados, ou seja, com as vendas;

O estágio da Infância é identificado pela falta de sistemas e normas, há um desempenho inconsistente, há uma vulnerabilidade do negócio e qualquer ameaça pode se converter em uma profunda crise.

Há um excessivo número de erros cometidos no dia a dia da empresa em função da falta de experiência e do dinheiro curto;

Nessa etapa a delegação não é desejável, pois justamente a dedicação sem limites à sua criação que mantém o fundador motivado;

Nesta fase, “se o proprietário se cansar da ideia e da empresa, se ele perder o entusiasmo e o controle da firma e ainda se a mesma perder a liquidez, é sinal de que mortalidade infantil pode ser inevitável”.

3º) Toca-Toca – pré-adolescência:

Fase em que a ideia já está funcionando, o problema do fluxo de caixa negativo está resolvido e as vendas estão aumentando. Não existe mais a ideia de sobreviver e sim de crescer, florescer.

Principais características:

1) As vendas começam a aumentar;

2) Há uma certa arrogância do fundador;

3) Todas as oportunidades são bem vindas;

4) A empresa centra-se no mercado e não no produto;

5) A postura é reativa em vez de ativa;

6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com