TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo PDCA

Pesquisas Acadêmicas: Ciclo PDCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O Ciclo PDCA foi idealizado por Shewharte mais tarde aplicado por Deming no uso de estatísticas e métodos de amostragem.

O Ciclo PDCA nasceu no escopo da tecnologia TQC (Total Quality Control) como uma ferramenta que melhor representava o ciclo de gerenciamento de uma atividade.

O conceito do Ciclo evoluiu ao longo dos anos vinculando-se também com a ideia de que, uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlar as atividades a ela relacionadas.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Método PDCA (plan, Do, Check, Action) de gestão é necessário para que empresas garantam sua sobrevivência no mercado e atinjam as metas pré estabelecidas nos planos estratégicos, oriundos do gerenciamento pelas diretrizes. Em referência a qualidade, o método pode ser utilizado tanto para a melhoria da qualidade quanto para a manutenção da mesma em termos de recursos humanos e materiais.

Na visão de Werkema (1995), o Ciclo PDCA representa o caminho a ser seguido para que as metas estabelecidas possam ser atingidas. Na utilização do método poderá ser preciso empregar várias ferramentas, as quais constituirão os recursos necessários para a coleta, o processamento e a disposição das informações necessárias à condução das etapas desse método.

Este método pode ser usado em quaisquer tipos de projetos, sendo a disciplina um fator de relevante importância para a manutenção do PDCA, que poderá se tornar um problema se a cultura disseminada na empresa for de permitir que se aceite falhas, sendo que isso poderá culminar em fracasso da metodologia. Deve-se para tanto adotar a “tolerância zero” com descuidos ou falhas no processo, a partir das matérias primas, materiais auxiliares, serviços de terceiros e procedimentos para cumprimento das metas de entrega em dia. O PDCA é constituído de quatro etapas:

Plan (Planejamento): É o planejamento, momento em que se definem as metas de interesse e os meios de atingi-las.

Do (Executar): Consiste na execução do planejamento feito anteriormente. Diz

respeito ao treinamento, implementação dos planos e coleta de dados em relação ao alcance da meta.

Check (Verificar): Nesta etapa, os dados coletados anteriormente passam por uma análise, para que então possa ser feita a avaliação dos resultados obtidos através dos planos.

Action (Agir): Etapa final do ciclo, onde as tarefas realizadas dependem dos

resultados obtidos através da avaliação feita na etapa anterior. Se concluído que a meta foi atingida, então, estabelecem-se meios de padronizar e manter os bons resultados. Se, no entanto, a meta não for atingida, deve-se aplicar o método novamente, buscando atingir o objetivo já estabelecido anteriormente na meta, mas através de outro plano.

De acordo com Aguiar (2002, p.63), “as melhorias a serem alcançadas nos processos e produtos existentes são estabelecidos tomando como referência:

• As metas anuais da empresa (metas de sobrevivência), definidas com base nos planos de médio e longo prazo estabelecidos por meio do gerenciamento pelas diretrizes e pelos resultados obtidos no ano anterior com esse gerenciamento;

• As metas anuais fixadas para o tratamento dos problemas crônicos prioritários, obtidas por meio de uma revisão e de uma priorização dos problemas crônicos da produção. ”

Existem ainda, dois tipos de melhorias que podem ser alcançadas com a utilização do método:

• A Melhoria Incremental, que tem por objetivo aumentar a eficiência dos processos e produtos da empresa já existentes na empresa.

• A Melhoria Rompedora, que visa romper a situação atual da empresa,

implementando novos processos e produtos.

Para gerenciar os processos e, sobretudo, tomar decisões com maior precisão, se faz necessário trabalhar com base em fatos e dados, ou seja, informações geradas no processo, buscando e interpretando corretamente as informações disponíveis como forma de eliminar o empirismo.

Para tanto, existem técnicas importantes e eficazes, denominadas de Ferramentas da Qualidade, capazes de propiciar a coleta, o processamento re a disposição clara das informações disponíveis, ou dados relacionados aos processos gerenciados dentro das organizações (CAMPOS, 1999).

Para cada uma das fases de aplicação do método PDCA é conveniente a utilização das chamadas “ferramentas da qualidade” que atuam colaborando na organização e melhor visualização dos objetivos correspondentes a cada uma delas. As ferramentas básicas para a implantação do PDCA são: Coleta de Dados/ Estratificação, Fluxograma, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Gráfico de Correlação, Histograma e Gráficos de Controle. As Ferramentas Gerenciais são: Diagrama de Afinidade, Diagrama de Relações,

Diagrama em Árvore, Diagrama em Matriz, Técnicas de Priorização, Diagrama PDPC e Diagrama da Rede de Atividades

Tais ferramentas passam a ser de grande utilidade no momento em que os

colaboradores das empresas passam a adotar o método PDCA para gerenciamento de processos.

O maior trunfo das ferramentas, entretanto, é que elas ensinam duas lições

importantes, porém sutis: primeiro, elas ensinam o significado de variabilidade que se encontra no âmago da Administração da Qualidade Total. Usar a qualidade total para buscar a melhoria contínua exige que as pessoas compreendam as causas dos problemas: a variação não controlada. Segundo, aprendendo a usar as ferramentas da qualidade total, as pessoas aprendem a controlar a variabilidade, e o controle da variação é o caminho técnico para a Qualidade Total. A Administração da qualidade total funciona quando as pessoas usam as ferramentas estatísticas e as técnicas comportamentais básicas para manipular ou coletar dados a fim de analisar e resolver problemas (SASHKIN, 1994).

2 O QUE É PDCA?

Conhecido como “Ciclo de Deming”, o PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade e permite o controle do processo. O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, quem disseminou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com