TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cicloturismo No Brasil E No Mundo

Casos: Cicloturismo No Brasil E No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que é o Cicloturismo?

Cicloturismo nada mais é do que uma forma de turismo, onde o meio de transporte utilizado é uma bicicleta. É uma maneira saudável, econômica e ecológica de viajar e conhecer novas pessoas, culturas e principalmente novos lugares.

Diferentes de outras modalidades da bike, o cicloturismo é uma boa pedida pra que gosta de praticar esporte sem disputar por algo, sem competir para ganhar. Pelo contrário é um esporte muito apreciado por grupos de ciclistas que querem desfrutar de novas experiências. Além disso, é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa, não importa a idade ou sexo, e também, pode ser exercido sozinho ou grupo.

A escolha do roteiro e o tempo de viagem, depende exclusivamente de quem irá fazer a viagem. Em vários lugares já existem empresas que trabalham com esse tipo de turismo e podem fornecer ótimas dicas para que você aproveite melhor o passeio.

A segurança é um quesito importante no cicloturismo, abordado por muitos viajantes e por quem entende do assunto. Pedalar em uma estrada é mais seguro que na cidade, o que não quer dizer que a atenção deve ser menor: pedalar no acostamento e na direção da pista (nunca na contramão), respeitar as regras de trânsito, utilizar a sinalização adequada na bike, entre outros detalhes.

Dependendo da preparação do aventureiro, o cicloturismo pode encarar modalidades do mountain bike em seu passeio, como o cross-coutry em estradas ou downhill em serras. Não existe um treinamento específico para fazer uma viagem de bicicleta, tudo depende da pessoa e dos seus limites; mas requer preparação psicológica, física e financeira adequada ao tipo de turismo que deseja realizar.

2. Cicloturismo no Brasil e no mundo

O cicloturismo não é nenhuma novidade no Brasil, é possível encontrar pessoas que já o praticam há mais de 20 anos, mas, apesar de tudo, ainda é encarada como uma atividade um tanto incomum. O cicloturismo é reconhecido como uma modalidade do ciclismo e é uma realidade na Europa, onde se dispõe de estradas exclusivas para essa atividade. São as chamadas "Vias Verdes", onde é possível conhecer vários países sem se desviar de suas rotas. Já no Brasil a realidade é bem outra, por não ter estruturas para a pratica do esporte.

Às vezes os cicloviajantes são comparados até a peregrinos movidos pela fé e sofrimento. Não raro, são questionados se a viagem se trata de alguma promessa, dado o esforço e a dificuldade das mesmas. Ou, de uma maneira mais divertida, diz-se que "tem que ter muita coragem para se fazer algo assim". Bem... Como tudo na vida, inclusive o que dá prazer, a cicloviagem necessita de um certo esforço, mas não necessariamente de sacrifício, e de um pouco de coragem para dar a "largada", porém nada que "simples mortais" não possam fazer.

A cicloviagem se torna um prazer para o praticante quando respeitados certos limites. Excessos não são saudáveis e podem se tornar prejudiciais, afinal, cicloviajantes não são "super-homens", são pessoas comuns que resolveram romper com o tradicional e misturar aventura e lazer. Mas a verdade é que viajar de bicicleta só é um lazer desde que considerados alguns fatores como por exemplo, o grau de dificuldade e o preparo do praticante, pois se alguém quiser "se matar em cima da bicicleta", com certeza vai conseguir, caso não respeite seus próprios limites.

A pratica do cicloturismo não se trata apenas de pegar uma bicicleta, escolher uma direção e sair por ai pedalando. Tem de se considerar o trecho a ser percorrido, a bagagem, o equipamento, preparo físico e psicológico do praticante. Tudo isso sem esquecer que a escolha de caminhos seguros e repletos de belas paisagens transformam a mais simples viagem num grande acontecimento, uma realização memorável. O que vai te dar grande satisfação podendo inclusive, despertar o interesse de outros cilcloviajantes em conhecer e percorrer o mesmo trecho, incentivar ciclistas tradicionais e até mesmo quem nunca se aventurou em cima de uma "magrela", trazendo mais praticantes para essa atividade ecologicamente correta.

Quem pratica camping tem a chance de usar a bicicleta para o transporte e locomoção do equipamento. De uma certa maneira, o cicloturismo quando praticado dessa forma, pode ser encarado como "camping sobre duas rodas", não raro encontramos praticantes que levam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com