TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Pesquisa

Ensaios: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 9

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso:

Professor:

Nome do aluno:.

Data: 01/04/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 20 fev. 2013.

O Objeto aqui é a superlotação carcerária, que vem tratar da realidade carcerária na maioria dos estabelecimentos prisionais do país. Na Primeira Forma a observação da dura realidade dos indivíduos presos de forma inadequada vivendo em condições subumana, tratados como selvagens encurralados tentam sobreviver. Privados de seus direitos, garantias constitucionais e a mercê de políticas públicas precárias.

Na Segunda Forma podemos citar a preocupação dos governantes para mudar a realidade carcerária, como exemplo citado o Estado do Paraná implantou um sistema para integrar informações da população carcerária do estado numa tentativa de sanar em parte o problema, porém os presos da SESP, na época, segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não estava integrado o que dificultou o trabalho de reestruturação do sistema prisional, o objetivo era agilizar, dentre outros a progressão de regime, como forma de “amenizar” o problema e buscar uma possível solução.

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM FILOSOFIA

AMETÓDICO

METÓDICO

Uma das características do Senso Comum é "Ametódica" porque é elaborado de forma instintiva e espontânea, impossibilitando a realização de experimentos controlados. No Senso Comum se age de forma descompromissada e natural, não se preocupa em entender a essência, apegam-se as aparências dos fatos, resolvendo-os de forma prática e imediata de acordo com o momento e ocasião.

O Conhecimento Filosófico tem característica metódica, contrapondo ao Senso Comum por ser planejado a partir do exercício do pensamento de que no universo as coisas não estão prontas e acabadas, por isso demonstra forma radical e rigorosa no seu entendimento, os seres humanos são falíveis e superáveis sujeitos a mudança.

SENSO COMUM CIÊNCIA

SENSITIVA EXPLICATIVA

A característica SENSITIVA do Senso Comum se preocupa apenas com aqueles captados pelos órgãos sensoriais, não busca entender a razão, a existência e o porquê. O Senso Comum se satisfaz com as opiniões, aparências e sensações, através de conhecimento natural, comum e cultural.

No Conhecimento Científico, percebemos que ele se contrapõe ao Senso Comum, indo além da aparência, busca explicações para a essência dos fatos utiliza a razão para chegar à resposta, a verdade ou mais próximo dela possível, questionam-se os porquês, eles são testados e suscetíveis de criticas através de provas empíricas, advindas da característica sensível do Senso Comum.

Questão 3:

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)

Recorte 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos e a experiência matematicamente controlada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com