TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Na Educação Basica

Artigo: Ciencia Na Educação Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” disponíveis no fascículo, além de outras fontes ( reportagens, livros , internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

R. Segundo a teoria, há cerca de 15 bilhões de anos toda a matéria que constitui o Universo concentrava-se num único ponto, que explodiu, dando origem a tudo o que conhecemos e até ao que ainda não conhecemos. Essa origem bombástica é comprovada por várias observações científicas, mas possui alguns problemas.

O principal deles é que, pelas leis da física, a explosão estaria sujeita a pequenas flutuações que tornariam o universo irregular - o que não acontece na realidade. "Existem mais de 50 teorias que tentam resolver essa questão", diz o físico Augusto Damineli, da Universidade de São Paulo (USP). A ideia mais aceita foi proposta pelo físico americano Alan Guth em 1981: nas primeiras frações de segundo, a explosão teria se expandido a uma velocidade muito maior do que a da luz. Isso teria deixado uniforme o Universo que observamos, mas encoberto tudo o que acontecera.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

R. Modelo Geocêntrico sec. 4 a.C.

Aperfeiçoando algumas ideias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido criou um modelo geocêntrico do Universo. A Terra era o centro do Universo e tudo existente nele girava em torno dela. Aristóteles era um dos que morreu a acreditar nesta teoria.

Modelo Heliocêntrico sec. 16 d.C.

Copérnico, 2000 anos depois, baseado no Modelo Geocêntrico, sugeriu que o centro do Universo seria o Sol e não a Terra. Mais tarde Giordano Bruno acrescentou que o Universo não tinha limites. Ainda mais tarde Galileu apoiante da teoria de Copérnico, livrou-se da morte quando negou este seu apoio.

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto “planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma / serie, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

R.

4. Defina:

a) Universo;

O universo é essencialmente composto por galáxias, as quais podem ser observadas a olho nu como pontos de luz no céu, o universo faz referência a tudo aquilo que existe fisicamente. Neste sentido, incluem-se todas as formas da matéria e a energia, as leis físicas que as regulam, e a totalidade do espaço e do tempo.

b) Galáxias;

Galáxia é um grande conjunto de bilhões de estrelas todas interagindo gravitacionalmente e orbitando ao redor de um centro comum. Todas as estrelas visíveis a olho nu na superfície terrestre pertencem à Via Láctea.

O Sol é apenas uma estrela dessa galáxia. Além de estrelas e planetas, as galáxias contêm cúmulos ou aglomerados estelares, hidrogênio atômico, hidrogênio molecular, moléculas compostas de hidrogênio, nitrogênio, carbono e silício, entre outros elementos.

c) Astros;

d)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com