TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 120h

Projeto de pesquisa: CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 120h. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  9.161 Palavras (37 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 37

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

R: A teoria diz que, em outro universo, um buraco negro imenso, deformou tanto o espaço, que simplesmente perfurou o próprio tecido espaço-tempo (um buraco que abriu um buraco, isso mesmo). A energia concentrada dentro desse buraco negro então explodiu violentamente do outro lado, em um buraco branco e isso causou o Big Bang dando origem a tudo o que conhecemos.

Astrônomos e físicos acreditam que isso acontece com freqüência quando um buraco negro deforma demais o espaço ele lança a energia do outro lado, em um buraco branco.

Depois do Big Bang, a energia formou a matéria e os primeiros átomos de hidrogênio foram formados. Com a expansão acelerada e com o hidrogênio já em abundância surgiram as primeiras estrelas. Como eram na maioria estrelas imensas, explodindo violentamente e criando mais elementos como hélio, oxigênio, carbono, etc, espalhando tudo a distâncias inimagináveis por toda parte. Com esse material, essa poeira de estrelas, nasceu nosso Sol. Uma nuvem imensa de gás se comprimiu a ponto de fazer a fusão nuclear e assim nossa estrela nasceu.

O material que sobrou da formação do nosso Sol, a poeira e o gás, fizeram acrescer e formaram todos os planetas e luas que conhecemos e o que sobrou se tornou cometas e asteróides. No início do Sistema Solar havia dezenas, senão centenas de planetas orbitando o Sol e as colisões eram inevitáveis. Os oito planetas principais que conhecemos são os sobreviventes dessa época.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

R: Cientificamente a teoria mais aceita, foi através do big bang, mas como surgiu o big bang? A teoria talvez mais aceita hoje é que antes do big bang toda a matéria e energia do universo era concentrada em um único ponto do universo. Desta forma com o tempo toda essa matéria acumulada não suportou ocupar tão pouco espaço fazendo com que houvesse uma enorme explosão causando a transformação do universo em que vivemos hoje. O universo surgiu com a explosão do big bang um astro sol centro de tudo que gerou as constelações e planetas e tudo que existe nas galáxias segundo estudos o universo continua crescendo continuamente e as galáxias estão se afastando cada vez mais umas das outras.

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

R: Escola Municipal CEI Professor José Wanderlei Dias.

“O Sistema Solar” “Planetas”

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, cometas, planetas-anões, asteróides e outros corpos celestes que orbitam em torno do Sol, que é uma estrela. Além da Terra, os outros oito planetas que fazem parte desse sistema são: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão

Mercúrio: Planeta mais próximo do Sol;Não tem atmosfera;

temperatura à superfície muito elevada durante o dia e à noite extremamente baixa;

Descreve a sua órbita muito rápido;

É o planeta menor do Sistema Solar;

É dos planetas mais brilhantes devido à sua proximidade ao Sol;

Não tem luas.

Vénus: Tamanho e constituição semelhantes à Terra;

Componentes atmosféricos: dióxido de carbono e azoto;

É o planeta mais quente do Sistema Solar;

Gira em “marcha atrás” relativamente aos outros Planetas (sentido retrógrado – sentido dos ponteiros de relógio);

Neste planeta o dia é mais longo do que o ano;

Não tem luas.

Terra: Único Planeta com vida que se conhece;

Único Planeta que possui água no estado líquido;

A atmosfera protege-nos das radiações e dos meteoritos;

Componentes atmosféricos: azoto e oxigênio;

O satélite natural é a Lua.

Marte:Planeta vermelho;

Planeta frio;

Componentes atmosféricos: dióxido de carbono, azoto e árgon

em dois satélites naturais: Fobos e Deimos.

Júpiter: É uma enorme bola de gás (Hidrogénio e Hélio);

A sua mais surpreendente característica é a grande “mancha vermelha”;

É o planeta maior do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com