TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 120h

Pesquisas Acadêmicas: CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 120h. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  7.385 Palavras (30 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 30

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.

R: A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos. Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang.

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow e colaboradores, Robert Herman e Ralf Alpher. Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas, que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Essa é a explicação da teoria do Big Bang, aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. Portanto, a origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.

2. Você conhece outras teorias que procuram explicar como o Universo surgiu? Caso a resposta seja sim, descreva sua teoria.

Sim

a) Após descrever sua teoria, compare-a com a teoria do Big Bang.

R: A Teoria da criação do universo, que conheço é a cristã. Na tradição cristã, o mundo foi criado por um Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente, que determinou sob sua própria vontade quando e como surgiriam todas as coisas. De acordo com o Livro de Gênesis, todas as coisas (planetas, cometas, plantas, animais e o primeiro casal, Adão e Eva) foram feitos por Ele em seis dias. E, conforme acreditam a maioria dos cristãos, Deus ainda interfere rotineiramente na sua obra criada.

A Teoria do Big- Bang é bem diferente da cristã, pois o Big-Bang, mostra-se mais científico, que tudo ocorre a partir de substâncias presentes nos ares. Diferente da Teoria Cristão, que tudo se originou através, do imenso poder de Deus.

Ambas, se encontram no que se diz respeito, a questão de questionamentos, que cercam essas teorias e de que nada é pronto e acabado, sempre há algo para ser mudado, acrescentado ou renovado

3. Com base na leitura do texto “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, pesquisem sobre os movimentos de rotação e translação dos planetas e complete a tabela abaixo.

PLANETAS ROTAÇÃO TRANSLAÇÃO Número de satélites (luas)

Mercúrio 59 dias 88 dias 0

Vênus 243 dias 225 dias 0

Terra 23,9 horas 365,256 dias 1

Marte 24 horas 687 dias 2

Júpiter 1 dia 9hora 50 minutos 24 segundos 12 anos 16e 60

Saturno 10 horas 15 minutos 29 ano e 6 meses 17 e 31

Urano 18 horas 84 anos 27

Netuno 17 horas 165 anos 13

4. Defina:

a) Universo

O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.

b) Galáxias

Galáxias são conjuntos de poeira cósmica, estrelas e planetas agrupados e unidos pela gravidade. Galáxia é um sistema astral composto de diferentes corpos celestes, sobretudo estrelas e planetas, com matéria gasosa dispersa e animado por movimento harmonioso. O Universo é formado por 100 bilhões de galáxias. As maiores galáxias são formadas por mais de 100 milhões de estrelas. A nossa galáxia é a Via Láctea que recebeu esse nome que significa "caminho leitoso", por ser vista

branca de longe, por causa de suas inúmeras estrelas e vista de perfil, parece um caminho de leite.

c) Astros

São todos os corpos existentes no Universo que são luminosos. Astros luminosos são os astros que possuem luz própria, exemplos as estrelas.

Os astros iluminados são os astros que não possuem luz própria. Eles são iluminados pelas estrelas e refletem a luz que recebem, por isso podem ser vistos. Os principais astros iluminados são: os planetas e os satélites.

d) Sistema Solar

O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

e) Satélites

m satélite é basicamente qualquer objeto que dá voltas em torno de um planeta em um trajeto circular ou elíptico. A Lua é o satélite natural e original da Terra, mas existem muitos outros feitos pelo homem (artificiais), geralmente próximos a Terra.

A trajetória que um satélite segue é uma órbita. Em uma órbita, o ponto mais longínquo da Terra é o apogeu, e o mais próximo é o perigeu.

Satélites artificiais não são geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com