TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Monografias: CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  10.154 Palavras (41 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 41

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.

Resposta:

Universo é o “espaço sideral” com toda matéria e energia que o formam

De acordo com a teoria mais aceita o Universo começou há aproximadamente 13 bilhoes e 700 milhoes de anos, com uma grande explosão chamada de Big (grande), Bang (explosao) que surgiu tudo o que existe no Universo.

Tudo começou com uma grande explosão, a teoria cósmica do Big Ban conta como o universo se expandiu e mudou segundo que foi originado pelo o que nós desconhecemos até os dias de hoje.

Para entender melhor imaginamos que não havia nada tudo era escuro, e de repente surge um ponto de luz, um ponto subitamente surge um minúsculo ponto de luz, infinitamente quente, dentro desta minúscula bola de fogo estava todo o espaço,esse foi literalmente o começo do tempo. Tudo em nosso universo, tudo o que podemos ver, toda matéria, toda energia em todas galáxias, estavam contidas em um ponto menor do que um único átomo hoje do que o tamanho da cabeça de um alfinete, essa idéia de que o nosso Universo era minúsculo partiu originou do trabalho do astrônomo americano Merlin Hambom.

Por volta dos anos de 1920,a maioria dos astrônomos acreditava, que tudo o que era possível ver no céu a noite eram estrelas, e elas eram parte de nossa galáxia a via láctea.

Mas Hambom não estava convencido, ele estudou uma nuvem de luz em rotação, chamada nebulosa Andrômeda, e mostrou que era uma cidade estrela uma outra galáxia distante e fora de nossa própria galáxia, ele mostrou que essas outras galáxias estavam se afastando da nossa galáxia, e quanto mais distantes estavam, mas rápido pareciam se mover, o Universo estava se expandindo, e se ele estava se expandindo em algum ponto do passado ele deveria ser menor, e deveria ter tido um inicio, nascia então a idéia do Big-Bang.

O Big Bag, é uma teoria criada pelo físico russo, naturalizado norte-americano George Gamow e colaboradores Robert Herman e Ralf Alpher em 1947. Segundo essa teoria toda matéria existe hoje no Universo encontrava-se concentrada no chamado átomo original comprimida e aquecida em um único ponto, menor que a cabeça de um alfinete. Há cerca de 15 a 20 bilhoes de anos, teria ocorrido a grande explosão que deu origem ao Universo.

Ninguém sabe ao certo o que aconteceu durante o Big Bang, mas cientistas sabem de fato que em uma fração de segundos após o Universo ter nascido, essa minúscula bola de fogo extremamente quente, já estava começando a se expandir. O Universo era do tamanho de uma bolinha de gude, onde ele tinha um bilionésimo de idade, muito jovem, menos de um trilhonessimo de minuto após o Big Bang o Universo do tamanho de uma bolinha de gude estava muito estável, e passou por uma enorme explosão, de crescimento, durante esse período de expansão rápida o próprio espaço também se expandia de uma maneira mais rápida do que a velocidade da luz, ex: da mesma forma que uma bola de vidro quente infla, o mesmo acontecia com o Universo,expandindo em todas as direções ao mesmo tempo, e a medida que ele se expandia ele esfriava, esse Uninverso não continha matéria era pura energia. Aproximadamente 400 mil anos depois do Big Bang a matéria já estava fria o suficiente para começar a se agrupar e formar os primeiros elementos, o Hidrogênio que pode ser encontrado na água, e o Hélio que é o ar para encher balões, formaram então gigantescas nuvens composta principalmente de Hidrogênio, durante quase 1 bilhão de anos isso foi tudo o que existiu no Universo, ondas de choques do Big Bang ainda ecoavam, a matéria girava como uma dança cósmica, mas chegou um momento em que as nuvens de higrogenio sucumbiram o próprio peso, e entraram em colapso, a matéria foi ficando cada vez mais quente e grossa, então algo incrível aconteceu, nasceu as primeiras estrelas.

O nosso Sol é uma estrela, e surgiu a quase 4 bilhoes de anos, estrelas brilham gerando luz e calor, mas um dia elas também entram em colapso e morrem, é durante esse fim da vida das estrelas é que são formados outros elementos da natureza além do Hidrogênio e do Hélio, o Carbono que está em todos os seres vivos, o Carvão Mineral, os Diamantes,os Cálcio dos nossos ossos,o Ferro, tudo isso nasceu das estrelas.

Se olharmos para o céu de noite podemos contar as estrelas visíveis, durante o dia elas são ofuscadas pela luz do sol, quando a noite cai e o céu está limpo podemos contar as estrelas visíveis, por incrível que pareça não se pode contar mais que 3 mil, mas para se ter a idéia de como o Universo é grande só na nossa galáxia a Via Lactea, existe ao menos 200 bilhões de estrela, em todo Universo conhecido pelo homem exite 700 centilhões de estrelas, ou seja 7 seguidos de 22 geros.

Galaxia ao longo do tempo foram criadas a partir de matéria que foi lançada no espaço pelo Big Bang, cada galáxia possui inúmeros planetas, e estrelas de varias cores tamanhos e idade.

Alguns planetas também possuem campos gravitacionais, e por esse motivos alguns deles possuem satélites naturais também chamados de lua.

O Sol é a estrela mais importante do Universo, sem a luz do calor do Sol, nós simplesmente não existiríamos estrela como o Sol tem brilho próprio, planetas como a terra e corpos celestes e como a lua apenas refletem a sua luz, mas de onde vem a energia e a luz das estrelas, como elas se mantém acessas brilhando intensamente emitindo luz e calor? No interior de uma estrela existe uma grande fornalha que funde hidrogênio a uma temperatura que chega a 15 milhões de graus, mas próximo que o ser humano já chegou de produzir energia parecida foi com uma arma de destruição em massa, uma bomba de hidrogênio a arma mais letal que existe até hoje a bomba H, como é chamada só foi usada em teste, nem as bombas atômicas são comparadas em força com as bombas de hidrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com