TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Tecnologia e Sociedade

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

VALORIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DO IDOSO

Livia Gabriele de Oliveira (UFOP)

Liviagab2@hotmail.com

Luciana de Oliveira Murta Pedrosa (UFOP)

Lucianapedrosa13@gmail.com

Vanessa Silva Rosa (UFOP)

Vanessa.sr@hotmail.com

Verônica Soares (UFOP)

v.sooares@yahoo.com

Wagner Dias (UFOP)

wagner@olliestudio.com.br

A população idosa vem crescendo consideravelmente nas ultimas décadas, visto isso este presente trabalho tem como objetivo compreender a real situação da população idosa na sociedade e propor uma tecnologia em serviço para melhor atender ás suas necessidades com qualidade de vida.

Com a intenção de auxiliar os componentes do grupo a delinear uma nova tecnologia sobre o tema abordado, foi feita uma pesquisa bibliográfica com base em dados reais divulgados, apresentando o problema a ser resolvido e uma possível solução encontrada.

Acima de tudo, espera-se que este trabalho proporcione uma reflexão a respeito do comportamento dos idosos e possa gerar boas iniciativas no cotidiano das pessoas e principalmente desta parcela da população.

Palavras-chaves: População Idosa, Tecnologia, Pesquisa.

1. Introdução

O envelhecimento da população mundial é evidente, realidade esta, que se abate também sobre a população brasileira. O número de pessoas acima de 60 anos vem crescendo em termos absoluto. Ao analisar o crescimento da população, observa-se que a taxa crescimento entre os idosos é a mais alta desde a década de 1950.

Nesse sentido pressupõe-se uma análise do idoso como um novo ator social, percebendo a sua identidade, seu espaço e relações sociais.

A sociedade brasileira ainda não equacionou satisfatoriamente a situação social do idoso, uma vez que a realidade em que este se encontra revela que as mínimas condições de sobrevivência nem sempre lhe são garantidas. Percebe-se que nesta realidade grande parte da população idosa sofre com estereótipos da velhice e problemas sociais (OLIVEIRA, 1999).

Visto isso não podemos considerar o problema do envelhecimento humano relacionado apenas a fatores cronológicos, ou seja, a sua idade e sim a outros fatores sociais, pois questões biológicas pode apresentar limitações ou dificuldades mas nem sempre isso significa uma incapacidade de realizar tarefas.

2. Metodologia

Este artigo é de natureza descritiva, feito através de pesquisas bibliográficas.

Inicialmente, foram levantados conceitos e um breve histórico sobre a população idosa e como ocorre sua inclusão na sociedade atual. Com base na informação adquirida, foi proposto um desafio sobre a inclusão do idoso na sociedade. Por meio dos dados coletados os alunos formaram uma nova tecnologia em serviço onde o idoso deixa de ser quem recebe a ação e passa a ser o agente do trabalho.

2. Revisão Bibliográfica

Há estimativas que demonstram que esse número tende a aumentar ao longo dos anos. Os gráficos em forma de pirâmide etária possibilitam uma melhor visualização do comportamento da população. Os gráficos abaixo trazem esse crescimento e as expectativas de acordo com o gênero.

Observa-se no gráfico de 2013 que há uma concentração de pessoas entre as idades de 5 a 39 anos. A associação da diminuição da taxa de natalidade com a melhora na qualidade de vida possibilita uma previsão para 2040 de deslocamento da concentração de pessoas para o meio da pirâmide, representando as idades entre 39 e 59 anos. Permanecendo a tendência, em 2060 o número de pessoas entre 60 e 84 será maioria.

Segundo Veras as projeções indicam que em um período de 70 anos (1950-2020), enquanto a população brasileira estará crescendo cinco vezes, o grupo de idosos estará ampliando em 16 vezes.

Ao se pensar no processo de envelhecimentos temos um importante relacionamento com o meio social, uma vez que o homem é integrado ao meio em que ele vive.

O idoso durante sua vida sofreu o processo de socialização, que o integrou a sociedade e também aos costumes éticos e morais, como a própria cultura. A socialização ocorre de maneira constante, pois os sujeitos se adaptam às novas condições que lhes são impostas ou propostas. Desta maneira, a socialização não se restringe apenas às etapas iniciais do desenvolvimento humano (MORAGAS, 1991).

A dimensão do âmbito social inclui todas as relações de convivência familiar e estabelecimento de vínculos sociais com a comunidade, este indicador é bastante considerado para qualificar a condição de saúde da população idosa, uma vez que, estudos apontam a possibilidade desses laços possibilitarem uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, uma maior capacidade de sobrevivência para o idoso.

De diversas maneiras o ser humano procura aprender sobre a realidade. A ciência procura-se aproximar ao máximo da realidade, procurando sempre explicar os fenômenos por meio de regras, leis e princípios. Por meio dos dados apresentados ela já consegue perceber o constante crescimento da população idosa e fazer uma reflexão em cima disso, principalmente devido ao fato do idoso poder ate apresentar limitações e dificuldades, mas nem sempre isso os impede de realizar tarefas.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com