TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química, a Ciência, Tecnologia, Sociedade e o Meio Ambiente

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE QUÍMICA 5 – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Pólo de Pirai

Nome: DINAH SCHROK BEZERRA

Matrícula: 20081107176

A Química, a Ciência, Tecnologia, Sociedade e o Meio Ambiente

Iniciarei este texto respondendo as perguntas:  para que a sociedade precisa que os alunos estudem Química? Compreender os fenômenos químicos podem gerar um cidadão mais consciente, capaz de questionar os efeitos das descobertas científicas e tecnológicas sobre as relações sociais e sobre o meio ambiente? A escola propicia esta conscientização? O que o professor de Química pode fazer para participar deste processo?

A sociedade precisa que os alunos estudem química, pois existem diversos objetos e equipamentos que nos proporcionam conforto e que passam pela indústria química, como é mencionado no texto de Elio Carlos Ricardo que cita “O mundo moderno é cada vez mais artificial”. Por isso, existe a necessidade de nivelar os alunos, para os que decidirem entrar no mundo da química, terem ao menos um mínimo de conhecimento. Ocorre que por vezes, precisamos nos posicionar em discussões públicas que afetam a sociedade, e precisamos ser participATIVO, devemos apropriarmo-nos de conhecimento científicos e tecnológicos. Outro bom motivo é estabelecer as aplicações e implicações químicas no cotidiano, ter a percepção que no simples bater do bolo, temos uma explicação científica agregada, por exemplo não devemos bater o bolo em várias direções para não desorientarmos as moléculas.

Com certeza, ao formar cidadãos mais conscientes e críticos, sobre fenômenos químicos, teremos uma sociedade questionadora, defensora de seu país, sua região e com maior preocupação ambiental. A educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiental) se preocupa em integrar a tecnologia aos programas e conteúdos. Colabora no relacionamento entre grupo, trabalhando algumas características como ética, respeito, cooperação, comprometimento e este modo diferente de ensino tenta reduzir o excesso de centralização somente no professor, promovendo a integração entre os grupos.

A escola atual não colabora  na compreensão e consciência dos efeitos tecnológicos e científicos sobre a sociedade e meio ambiente, no texto de Elio Carlos é questionado se a “ciência ensinada na escola tem alguma relação substancial com tal mundo, para além de ilustração ou motivação“. A escola atual necessita incorporar o mundo à sala de aula, talvez essa seria uma boa estratégia para facilitar a aprendizagem.

O professor para poder participar desse processo, a fim de colaborar na internalização dos saberes, com abordagem diferenciada da escola atual, precisa haver ações continuadas, qualificação, prática pedagógica, autocrítica, participação maior dos professores na realização de pesquisas, a fim de aumentar a eficácia nas suas atividades didáticas, reflexão na ação e sobre sua atuação. Com essas características, os professores participarão desse processo e ajudarão a desenvolver a compreensão de conceitos químicos, ampliando esses conhecimentos (científicos e tecnológicos) e influenciando as questões sociais e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com