TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Ensaios: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 15

DEDICATÓRIA

Dedico à realização e conclusão do Curso de Ciências Contábeis a todas as pessoas que cooperaram, direta ou indiretamente para este efeito. Sobretudo venho a dedicar a Deus, pois ele constituiu tudo de bom e ma-ravilhoso em minha vida e aos meus pais pelo empenho e sacrifício que realizaram para que eu pudesse ter chegado a essa etapa da minha vida. Além disto, agra-deço meus amigos de trabalho pelo apoio e compreen-são tantos nos bons momentos quantos nos maus mo-mentos pelo que passei, seja como aluno funcionário ou amigo.

AGRADECIMENTOS

Gostaria inicialmente de agradecer a Anhanguera Educacional pelo curso de Ciências Contábeis de ter oferecido a oportunidade de realizar o presente curso.

RESUMO

O estágio é um processo de aprendizagem para um profissional que deseja estar prepa-rado para enfrentar os desafios na sua carreira profissional. Está no estagio a oportunidade de apreender a teoria e a prática, aprender os macetes da profissão, conhecer os trabalhos do dia-a-dia, para exercer da melhor maneira na rotina da empresa. À medida que vamos apreenden-do na graduação tendo contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a simular tudo aquilo que aprendi até mesmo aquilo que ainda vou aprender teoricamente. Com o estágio consegui agregar muito em meu aprendizado e também em meu currículo, conhe-cendo e desenvolvendo tarefas na rotina Contábil principalmente na célula do Ativo Imobili-zado. Na célula do Ativo Imobilizado consegui desenvolver projetos de melhoria do controle patrimonial da empresa melhorando e agilizando os trabalhos que são de minha responsabili-dade no departamento contábil. Meus objetivos foram aplicar as medidas que foram expostas no trabalho para que o projeto final seja executado com maior clareza e praticidade reconhe-cendo todas as rotinas da célula do Ativo Imobilizado, conseguindo agregar a empresa novos procedimentos para o dia-a-dia.

Palavras-Chave: Ativo Imobilizado

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 9

3 SÍNTESE DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 10

4 RELATÓRIO DESCRITIVO 11

4.1 CADASTRO DOS BENS 13

4.2 CENTRO DE CUSTO 13

4.3 TRANSFERENCIA 14

4.4 BAIXA DE BENS 14

4.4.1 BAIXA POR VENDA 15

4.4.2 BAIXA POR DOAÇÃO 15

4.4.3 BAIXA POR FURTO 16

4.4.4 BAIXA POR OBSOLENCIA E OUTROS 16

4.4.5 BAIXA POR INEXISTÊNCIA 16

4.5 REMESSA PARA CONSERTO/EMPRÉSTIMO 17

4.6 RESPONSABILIDADES 17

4.7 GARANTIA 17

4.8 COMPRA DE EQUIPAMENTOS PARA UNIDADES 18

4.9 PAGAMENTO ANTECIPADO 18

4.10 LEASING 19

4.11 PROCEDIMENTOS PARA CONTROLE PATRIMONIAL 19

5 PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA EMPRESA 20

6 CONCLUSÃO 22

7 REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

O Ativo Imobilizado é constituído por bens ou direitos destinados à manutenção das atividades da empresa, tais como imóveis, instalações, equipamentos, máquinas, móveis, ben-feitorias, marcas industriais ou comerciais, patentes de invenção, direitos autorais, etc.

Como regra geral, os bens destinados à exploração do objeto social e a manutenção da atividade da empresa devem ser classificados e contabilizados no Ativo Permanente, no sub-grupo do Imobilizado. Entretanto, a legislação do Imposto de Renda (RIR/1999, art. 301) e (art. 30 da lei 9.249/95), estabelece que os bens para ativo imobilizado, são:

Bens adquiridos com valor igual ou superior à R$ 326.61, ou que tenha vida útil supe-rior a um ano.

É a participação societária permanentes, importância aplicada na aquisição de ações e títulos de participação.

Bens e direitos com permanência duradoura da empresa utilizada na operação dos ne-gócios e na manutenção das atividades econômicas.

Devem ser imobilizados além dos bens em operação, todos os gatos com imobilizações que ainda estejam em andamento.

Bens em operação: são todos os bens próprios ou arrendados, já em utilização na gera-ção da atividade objeto da sociedade.

Imobilizado em andamento: Classificam-se todas as aplicações de recursos de imobili-zações (bens ou direitos), mas que ainda não entraram em operação.

Devemos manter controles individualizados por bens. Além de serem segregados os bens próprios dos bens arrendados, para permitir maior controle e evidenciação.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Anhanguera é uma das maiores organização privadas do setor de ensino superior do Brasil. O grupo possui 55 unidades distribuídas nas regiões sudeste, centro-oeste e sul do pais.

Desde a fundação, em 1994, a entidade vem ampliando a oferta de cursos de gradua-ção e pós graduação. Cursos autorizados ou reconhecidos pelo MEC, avaliados com melhores conceitos de qualidade. Disponibiliza completa infra-estrutura de apoio viabilizando por meio de um sistema integrado de bibliotecas e modernos laboratórios.

Possui programas institucionais exclusivos e é a primeira instituição de ensino superior da América Latina a realizar oferta pública de ações a investidores.

A Anhanguera é uma instituição de ensino superior cuja cultura organizacional é for-temente embasada nos preceitos da inclusão social, ascensão e na responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com