TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Artigo: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSORA: ROSANA CARVALHO PEREIRA

ACARAÚ – CEARÁ

13 DE JUNHO DE 2012

Titulo atividade: Planejamento como uma das principais funções do administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho.

Introdução

O presente trabalho apresenta de forma mais resumida quais os tipos de planejamento, suas definições, e o que é cada um deles. Para que dessa forma um administrador possa associar cada um deles e não confundir suas definições para com isso ter um desempenho eficaz na empresa ou meio social, elaborando assim planos na teoria, processo e prático com bom sucesso. Os planejamentos abordados serão os: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Desenvolvimento

Planejamento Estratégico

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado a longo prazo e macroorientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais. O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a analise ambiental; a analise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégica escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados. O balanced scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

Planejamento Tático

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. As principais características do planejamento tático são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. Nesse sentido, o planejamento tático apresenta características típicas, por ser um processo permanente e continuo, está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório, visa selecionar, entre varias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativos e é uma técnica de coordenação,bem como de mudança e inovação. O planejamento produz um resultado imediato, que é o plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, quando, como, onde e por quem. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer. Quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer. A decisão é um processo sequencial e engloba seis elementos comuns: o tomador de decisão, os objetivos a alcançar, as preferências ou valores envolvidos, os cursos de ação alternativos, os estudos ambientais da natureza e as consequências de cada curso de ação disponível. Como processo, a decisão envolve um diagnostico do problema, a procura de soluções, alternativas para o problema, a analise e comparação dessas alternativas de solução e a seleção e escolha da melhor alternativa. O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e é, basicamente, satisfaciente e não otimizante. As decisões podem ser programadas (computacionais) ou não-programadas (baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza apresentados sob três formas: incerteza, risco e certeza. Os planos táticos são implementados por meio de políticas.

Planejamento Operacional

O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com