TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Dissertações: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  5.108 Palavras (21 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 21

SUMARIO

1. Introdução.......................................................................................................... 03

2. A origem da Contabilidade............................................................................... 04

3. Período Antigo da contabilidade...................................................................... 04

4. Período Medieval da contabilidade.................................................................. 05

5. Período Moderno da contabilidade.................................................................. 06

6. Os Princípios da Contabilidade........................................................................ 07

7. Objetivos da Contabilidade............................................................................... 09

8. Principais usuários da Contabilidade............................................................... 10

9. Características qualitativas das demonstrações contábeis............................. 11

10. Quadro Comparativo entre os princípios e postulados contábeis................. 11

11. Ativos e Formas de Avaliação........................................................................... 13

12. Passivo................................................................................................................. 16

13. Patrimônio Liquido............................................................................................ 17

14. Receita, despesas, perdas e ganhos................................................................... 17

15. Conclusão............................................................................................................ 19

16. Referencias bibliográficas.................................................................................. 20

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de comentar e demonstrar que a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para as tomadas das decisões de seus usuários, estuda-se a Teoria da Contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil, sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam os padrões mínimos, tanto dos usuários quanto das normas contábeis, no Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela Resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.

2. Origem da Contabilidade

A história da Contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização e durante muito tempo foi tida como a arte da escrituração mercantil.

Nos primeiros tempos da humanidade havia apenas o senso de coletivo em tribos primitivas. Com o rompimento da vida comunitária surgiram as divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.

A origem da Contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar seus bens. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, passando a ser necessário os registros.

Foi o pensamento de “futuro” que levou o homem aos primeiros registros, a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

A evolução da ciência contábil pode ser resumida em: Período Antigo, Período Medieval, Período Moderno e Período Científico.

3. Período Antigo da contabilidade

Apesar de ter se estruturado como ciência moderna apenas em meados do século XIX, sabe-se hoje que os primeiros registros contábeis primitivos foram realizados ainda na pré- históra, onde estes já tinham como objeto o patrimônio, representados pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Porém, como este é um ser pensante e inteligente logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza.

As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, onde o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial através de inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também em pedaços de ossos. O desenho do animal ou coisa representava a natureza da utilidade e os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.

O sistema contábil evoluiu com a duplicação de documentos e “Selos de Sigilo”. Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos. E mais pra frente foram agrupando-se vários períodos, lembrando hoje o diário, o balancete mensal e o balanço anual.

A civilização egípcia legou um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, sendo seus registros de 6000 anos antes de Cristo.

A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com