TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Trabalho Universitário: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

rotinas trabalhistas e contabilização

Caruaru-PE

2011

rotinas trabalhistas e contabilização

Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Caruaru-PE

2011

O Empreendimento nas pequenas empresas

A contabilidade é o estudo amplo não só de cálculos, mas também com pessoas. É com ela que controlamos e organizamos empresas, nossa vida, e qualquer outro empreendimento. Todos que optarem por este curso de ciências contábeis fizeram uma ótima opção porque o mercado de trabalho esta se desenvolvendo cada vez mais e necessitando de profissionais capacitados, todo contador deve estar aptos a fazer planejamentos financeiros e gerenciais evitando a quebra ou a falência de seus clientes. E com isso podemos considerar que o ramo contábil cada dia que passa inova mais e amplia seus conhecimentos, e no mundo globalizado participa das principais evoluções.

Existem algumas formas do contador desenvolver suas atividades profissionais facilitando seu trabalho e até mesmo na sua vida pessoal, solucionando aspectos matemáticos e desenvolvendo suas prioridades. Muitas são as situações do dia-a-dia onde empregamos a matemática, fazemos isso sem nem perceber, é unânime a idéia de que ela é importante e desempenha um papel fundamental para a nossa vida. A porcentagem é bastante utilizada tanto nos cálculos de uma empresa como até mesmo na nossa casa, No estudo e na utilização da porcentagem, um detalhe é fundamental: toda porcentagem se refere a algum número, isto é, quando falamos em empresas entrevistadas, pagamentos com multa de 10%, por exemplo, então o contador poderá utilizar a porcentagem, por exemplo, para saber quanto que a empresa tem de lucro, qual a porcentagem de prejuízos, de gastos e ganhos em uma empresa, e como pessoa física o contador poderá necessitar da porcentagem para calcular a multa que teve no atraso do aluguel, a porcentagem que vai ter de pagamentos de contas em relação a seu salário, etc.

Ambiente externo são fatores que estão fora da empresa, mas que interferem na forma como ela irá agir diante do mercado.Destacando os aspectos econômicos, ambientais, tecnológicos, com a crescente abertura dos mercados e a globalização, o ambiente externo ganha forças cada vez maiores. Já o ambiente interno são todos os recursos internos da organização alocados em aspectos físicos, financeiros, tecnológicos, que mesmo tendo um maior controle, irá sofrer impacto direto do ambiente externo. Cabe ao gestor obter recursos internos e administrá-los para alcançar seus objetivos e os da empresa, estando sempre atento ao ambiente externo, estando sempre acompanhando suas mudanças, atualizando, acompanhando suas tendências, aproveitando as oportunidades, analisando suas estratégias, obtendo vantagem competitiva pra sobreviver no mercado com sucesso.

Organização: Coordenar e juntar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, acompanhar a empresa, estruturando-a para alcançar seus objetivos. A forma de visualizar essa relação é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização.

Controle: Diretamente ligado ao planejamento, assegurando que o objetivo planejado seja atingido. Um sistema de controle eficaz dá a certeza de que as atividades são completadas de maneira que conduzam aos objetivos da organização. A eficácia de uma sistema é determinada pelo quanto facilita o alcance do objetivo.

Planejamento: Antes de fazer algo, deve se ter a organização e o planejamento a frente, o sucesso dessa ação dependerá do seu planejamento, por isso que o planejamento é considerado a principal função a ser realizada dentro de um processo administrativo. O planejamento envolve três níveis: operacional, tático e estratégico, no planejamento tático transforma-se a estratégia em planos mais específicos, sendo executadas pelas varias áreas da administração, no planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos, já no planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa visando longo prazo.

No aspecto jurídico do empresário, a capacidade jurídica de uma pessoa é a possibilidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil – isto é -, adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio. A legislação brasileira prevê três estados de capacidade jurídica.

A incapacidade civil é o estado no qual se limita legal ou judicialmente o exercício da vida civil a um indivíduo. Restrição legal ao exercício dos atos da vida civil, devendo ser sempre encarada como exceção. Podemos somente afirmar a incapacidade de fato, nunca do direito. A incapacidade se diferencia da falta de legitimação, por a primeira ser genérica (para todos), e a falta de legitimação ser específica a um caso ( ex.: falta de outorga de um dos filhos na venda de um terreno pelo pai para um filho implica na falta de legitimação do pai).

Incapacidade absoluta: Impossibilidade total do exercício de direito pelo incapaz: Ex.: Os menores de dezesseis anos, os que por enfermidade ou deficiência mental não tiverem discernimento para a prática destes atos.

Incapacidade relativa: Aqueles que podem praticar por si atos da vida civil, desde que assistidos por quem a lei encarrega deste ofício, Ex.: os maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos, os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido, os excepcionais, sem o desenvolvimento mental completo, etc.

A incapacidade relativa poderá se acabar quando por exemplo o menor se casa, no caso acontece a emancipação deste.

A pessoa jurídica é um sujeito de direito personalizado, assim como as pessoas físicas, em contraposição aos sujeitos de direito despersonalizados, como o nascituro, a massa falida, o condomínio horizontal, etc. Desse modo, a pessoa jurídica tem a autorização genérica para a prática de atos jurídicos bem como de qualquer ato, exceto o expressamente proibido. Feitas tais considerações, cabe conceituar pessoa jurídica como o sujeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com