TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Ensaios: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

História do Seguro no Brasil

A História do Seguro no Mundo é uma história bem antiga. Vinte e três séculos antes de Cristo, na Babilônia, quando as caravanas atravessavam o deserto para comercializar camelos em cidades vizinhas, surgiram as primeiras modalidades de seguros.

Como era comum alguns animais morrerem durante o caminho, todos os cameleiros, cientes do grande risco, firmaram um acordo no qual pagariam para substituir o camelo de quem o perdesse. Além de uma atitude solidária por parte do grupo, já era sem dúvida uma forma primária de seguro. No Brasil o seguro surgiu em 1808, com a abertura dos portos por D.João VI, e o início da navegação intensiva com todos os países.

A primeira empresa de seguro no Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé, nasceu na Bahia, centro da navegação marítima da época.

QUESTÕES

1- Como surgiu o Seguro no Brasil?

2.Quais os elementos e definição de Seguro?

Elementos do Seguro

Segurador: é uma instituição que tem o objetivo de indenizar prejuízos involuntários verificados no patrimônio de outrem, ou eventos aleatórios que não trazem prejuízos, mediante recebimento de prêmio.

Segurado : é a pessoa que, tendo interesse segurável, contrata um seguro em benefício próprio ou de terceiro.

Prêmio: É a importância paga pelo segurado ao segurador, ou seja é o custo do seguro para o segurado da transferência do risco de perdas e danos que determinado evento possa lhe causar.

Prêmio Puro – Parcela do prêmio, suficiente para pagar sinistros e as respectivas despesas de regulação e liquidação. Pode ser calculado pela divisão dos prejuízos pelas unidades de exposição ao risco, sem considerar qualquer carregamento a título de comissão, taxas e despesas . Prêmio comercial É o prêmio efetivamente cobrado dos segurados, correspondendo ao prêmio puro, adicionado de carregamento para fazer face às despesas de aquisição (corretagem, angariação, e outros) de gestão (despesas administrativas) e a remuneração do capital empregado pela companhia seguradora. Prêmio líquido ou tarifário. Prêmio Bruto É o prêmio comercial acrescido dos encargos e impostos, sendo esse o prêmio.

Que efetivamente será pago pelo segurado. Cálculo do Prêmio Uma seguradora apurou prejuízo de R$ 5.805.000, em 1500 veículos segurados. Considerando que tenha despesas administrativas de 12%, comissão de corretagem de 10%, lucro de 7%, IOF de 7% e R$ 85,00 de custo da apólice (CA). Calcular os prêmios. Prêmio puro: PP=prejuízo/itens Prêmio comercial: PC=PP/(1-c) Prêmio bruto:

PB=(PC+CA).(1+IOF)

Risco: É o evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual é feito o seguro, podendo ser entendido como a expectativa de sinistro. Pode ser puro ou especulativo e fundamental ou particular. Risco Puro e Especulativo – Puro – ocorre ou não perdas, não havendo possibilidade de ganho (incêncio em um armazém)

Especulativo : há chance de perda ou promessa de ganho (negociação de commodities).

Risco Fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com