TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Artigo: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  4.479 Palavras (18 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 18

Todo o contexto empresarial, é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexo. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis. Daí a importância do uso de ferramentas, como a Simulação Empresarial, que auxiliam os gestores a compreenderem os seus processos de negócio e como é que as mudanças nesses processos se vão reflectir em toda a organização.

A contabilidade é responsável pela movimentação financeira de uma entidade, é ela que orienta a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias e, de modo geral, dá suporte mercantil, fiscal e tributário à empresa .

. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pequisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis.

Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco. A Contabilidade é uma ferramenta que ajuda a controlar os negócios, o que foi feito, o que se está fazendo e o que espera fazer no futuro.

Hoje no mundo moderno onde a mudança é constante, as empresas necessitam estar preparadas para mudar também suas estratégias, a fim de se tornarem flexíveis, revendo o processo de desenvolver e capacitar seus funcionários, estabelecendo um programa motivacional que contemple o estímulo do crescimento de seu pessoal, a recompensa do desempenho e iniciativa como...

INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2. desenvolvimento

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS:

A matemática possui uma importância significativa dentro da administração e organização de uma empresa, trazendo uma enorme contribuição permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos.

No âmbito empresarial a matemática trás também instrumentos para a administração das organizações dando suporte na tomada de decisões diminuindo assim os riscos em planos futuros. As vantagens trazidas pelo uso de ferramentas matemáticas na administração de uma empresa podem ser observadas na pratica como:

• Permitir tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis...

Resumo

O processo decisório envolve diferentes momentos da ação do indivíduo, em busca de uma melhor alternativa. No entanto, é no contexto empresarial que as decisões possuem um impacto imediato nas ações organizacionais, assim qualquer decisor detém grande responsabilidade nesses contextos, pois uma decisão errada pode trazer consequências gravíssimas para as organizações e, às vezes, não ser possível reverter determinadas situações. As distintas possibilidades de decisão que ocorrem em ambientes organizacionais perpassam pela informação orgânica - entendida como aquela produzida internamente à organização -, uma vez que ela é insumo para o processo decisório. Partindo-se dessa problemática pretende-se observar se um decisor que tem acesso a esse tipo de informação de forma adequada terá condições de desenvolver o processo decisório de maneira mais efetiva, bem como verificar se o resultado será diretamente proporcional ao cumprimento da missão, visão, objetivos e metas organizacionais. Nesse contexto, defendemos que as tipologias documentais sustentam os fluxos formais existentes nas organizações, portanto constituem-se na informação orgânica produzida nesses ambientes, cujo acesso e uso propiciam de forma efetiva subsídio ao processo decisório. A pesquisa se caracteriza de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, cujo método será o estudo de caso. O universo de pesquisa é constituído pela empresa de saúde privada UNIMED, unidade da Cidade de Bauru, Estado de São Paulo. Para a coleta e análise de dados do projeto será elaborado um instrumento para identificação das tipologias documentais existentes, bem como será elaborado um questionário, com questões abertas e fechadas, que será aplicado aos gestores da UNIMED, com o objetivo de identificar quais os documentos/informações são usados para a tomada de decisão. Parte-se da hipótese de que a gestão das tipologias documentais orgânicas existentes - desde a sua produção até a sua eliminação ou guarda permanente -, promoverá a existência de arquivos correntes, intermediários e permanentes de qualidade, proporcionando a à organização a obtenção de vantagem competitiva, uma vez que a organização que efetivamente faz bom uso desse tipo de informação teoricamente conseguirá cumprir sua missão e objetivos organizacionais

” Passado o período de maior turbulência no cenário econômico, é possível analisar as oportunidades e mudanças no mercado doméstico. Enquanto as grandes companhias, principalmente as exportadoras que dependem muito do mercado internacional, colocaram o ‘pé no freio’, as micro e pequenas empresas (MPEs) presenciaram grandes oportunidades de expansão, principalmente para atender a demanda interna.

Representantes de 98% das 5,1 milhões de empresas em operação no País,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com