TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Exames: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................04/05/06

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 07

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 08

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo parte da importância da análise de demonstrativos financeiros como instrumento de gerenciamento financeiro. Propõe-se contribuir para a gestão das micro e pequenas empresas oferecendo uma ferramenta que permite executar simulações e auxiliar o gestor a planejar seu negócio.

O objetivo que norteou o desenvolvimento deste estudo foi ampliar conhecimentos, com relação às diversas formas de análise financeira, para levar à decisão necessária de uma maneira bastante eficaz. Assim, propõe-se desenvolver um trabalho que vise esclarecer os métodos de análise, para micro e pequenas empresas, para que se possam tomar decisões com o mínimo de risco e o máximo de eficiência.

As empresas, por sua vez, passaram a enxergar os demonstrativos como instrumentos de grande utilidade, uma vez que os dados extraídos podem se transformar em informações extremamente valiosas ao desenvolvimento financeiro das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

Planejamento financeiro é uma atividade que requer centenas de dados coletados e digitados por meio de informações coletadas dentro e fora da organização. Sua importância nem sempre é percebida quando se fala em alocação dos recursos e monitoramento do desempenho da organização. O planejamento financeiro deve estar diretamente ligado à estratégia da empresa a fim de executá-la. Pode ser descrito como ato de planejamento, preparação, planificação, ou até um conjunto de ações. Mas em finanças esses conceitos são levados para um sentido amplo, levados para um plano empresarial.

Um planejamento financeiro eficiente aparece quando os diferentes projetos de investimentos são expostos, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para captação de recursos disponíveis no mercado é demonstrado. Esse planejamento abre a visão da empresa para um contexto amplo, com diferentes ângulos, permitindo dessa forma a melhor tomada de decisão quanto a tipo e momento de captação de recursos. Para que tudo ocorra de forma correta, planejamento e controle devem andar lado a lado. O planejamento é necessário para fixação de metas e padrões, já o controle torna possível a comparação de informações e a realização do feedback, para que as informações sejam alimentadas e as metas alteradas, se necessário.

Quanto a Demonstração do Resultado do Exercício, um método simples da elaboração de uma demonstração projetada de resultado do exercício é o método de porcentagem das vendas. Ele parte de uma previsão de vendas para expressar os diferentes itens da demonstração do resultado sob a forma de porcentagem das vendas projetadas. As porcentagens utilizadas tendem a ser as proporções que aqueles itens alcançaram no ano anterior.

O fluxo de caixa projetado informa como se comportará o fluxo de entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período, podendo ser projetado a curto ou a longo prazo. O objetivo o fluxo de caixa projetado é fornecer informações para a tomada de decisões, prever a necessidade de capitação de recursos ou até mesmo aplicar excedentes de caixa em rendimentos sem comprometer a liquidez. Sendo assim, não resta dúvida de que o planejamento é a parte mais importante do fluxo de caixa sendo a projeção de despesas e receitas uma poderosa ferramenta de gestão a médio e longo prazo. A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado. A isto se da o nome de Controle. É fundamental para conseguir atingir seu objetivo. Sem o controle, nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo. Este processo de controle exige que sejam estabelecidos padrões de desempenho, que atuarão como guias para a realização bem-sucedida do planejamento orçamentário. As técnicas de análise do orçamento de capital, que são elas: o valor presente líquido é obtido diminuindo-se o valor dos investimentos inicial do valor das entradas de caixa descontadas a uma determinada taxa. Ele considera o valor do dinheiro no tempo, não levando em conta os fluxos de caixa da empresa a uma taxa determinada (taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital); a taxa interna de retorno demonstra o lucro que a organização obteve ao investir em um determinado projeto, apresentando-se na forma percentual. Assim, mostra de forma clara a taxa de retorno que está inserida em um projeto. Pode ser definida como a taxa percentual de desconto que alinha o valor das entradas ao investimento inicial do projeto; o Payback Descontado segue a mesma lógica do payback, mas leva em consideração o valor do dinheiro no tempo. Portanto, desconta-se o fluxo projetado a uma taxa de mercado. A consequência de um payback descontado é mostrada em um período de tempo; o retorno quanto o risco são postos-chaves de sucesso e afetam de maneira diretamente proporcional as decisões da organização, principalmente do administrador financeiro, pois eles que viabilizarão ou não a realização dos projetos de investimentos. Em geral, todos têm aversão ao risco, mas, se tratando de finanças, quanto maior for o risco, maior será a taxa de retorno e quanto menor o risco, menor será a taca de retorno. O financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com