TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Dissertações: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

De uma forma mais completa e detalhada podemos dizer que os usuários externos são aqueles que se utilizam dos relatórios formatados pelos órgãos reguladores da profissão: acionistas e investidores; instituições financeiras; fornecedores; órgãos públicos; sindicatos e o mercado em geral. São aqueles que não atuam diretamente na empresa, mas que externamente querem ter conhecimento da situação patrimonial.

Já os usuários internos são aqueles que, por atuarem na atividade da empresa, além de utilizarem dos relatórios normalizados, também solicitam e utilizam relatórios específicos: administradores; encarregados; diretoria e pessoal interno em geral. São aqueles que por estarem fazendo a gestão da entidade necessitam de informações específicas e detalhadas.

Vamos aprofundar nosso estudo com relação a Estrutura Patrimonial? Para entendermos a estrutura patrimonial é necessário sabermos o que é patrimônio. Pois sendo o objeto da contabilidade é necessário entendê-lo bem.

Entidade Contábil

Usuários Internos

Usuários da Informação Contábil

Usuários Externos

Estrutura Patrimonial

Patrimônio

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

Figura 3: Patrimônio

Fonte: Autor, 2012

Patrimônio

Obrigações

Bens

Direitos

Portanto em contabilidade a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

Surgiu aquela dúvida do que são Bens, Direitos e Obrigações?

Não podemos ficar com dúvidas...

Olha ai o conceito:

Bens

São as coisas em geral capazes de satisfazerem as necessidades humanas, sucetíveis de avaliação econômica, da visão contábil, pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformação, para venda, troca ou fixos.

Os bens podem ser classificados segundo o modo como são considerados, quanto a forma física os bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis.

Tangíveis ou Materiais são os bens que possuem corpo, são palpáveis. Ex: mesas, veículos, máquinas, equipamentos informática.

Intangíveis ou Imateriais são os bens que não possuem corpo, não tem matéria, mas que são mensuráveis. Ex: Marcas da empresa registrada, registro de inventos, ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com