TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Casos: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Para que uma empresa alcance seus objetivos e tenha sucesso, a organização e o planejamento da mesma é de fundamental importância.

Os teóricos que estudaram a administração das empresas e propuseram a sua melhor organização através das teorias administrativas expuseram com seus conhecimentos e estudos o melhor posicionamento para que se alcance o sucesso.

Com esses conceitos os empresários devido a concorrência vem planejando, organizando, criando e buscando inovar seus produtos para conquistar o mercado.

Nesse trabalho se propõe a realizar um estudo dos assuntos, abrangendo todos os aspectos que envolvem a administração e a organização de uma empresa com a finalidade de reunir elementos para o alcance do sucesso.

O CONTEXTO EMPRESARIAL

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS;

Elas tem como objetivo e características o planejamento, a organização, a direção e o controle.

O planejamento deve estar presente entre uma decisão e uma ação, o sucesso de uma ação ira depender muito de seu planejamento, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo é por meio de um planejamento que uma empresa ira se preparar para estabelecer metas e previsões para o futuro. O planejamento envolve três níveis o estratégico, tático e o operacional.

No planejamento estratégico as decisões são tomadas de acordo com o objetivo da empresa a longo prazo. No tático ele vai transformar as estratégias em planos mais específicos, e vai ser executado pelas varias áreas da organização. No operacional serão definidos os procedimentos mais específicos para níveis mais inferiores da organização, sendo assim com prazos mais curtos. Deve se levar em consideração que todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

A organização ela demostra como a empresa ira se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve sempre estar de acordo com a estratégia e assim ira refletir como ira ocorrer as relações funcionais e pessoais da empresa.

A direção após estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário se tomar a direção para que assim se possa atingir o objetivo.

O controle ele esta diretamente relacionado com o planejamento, pois ele é que ira assegurar que o objetivo planejado seja alcançado. A partir de atingido um desempenho desejado, deve ser feito uma observação, onde compara o planejamento com o que esta sendo realizado, a partir disso poderão ser corrigidos as variações e os desvios.

TEORICO QUE DESENVOLVEU;

Dentre os principais podemos destacar:

Frederick Winslow Taylor, foi um engenheiro mecânico. Taylor diz que as tecnologias administrativas, por melhor que elas sejam, não trarão nenhuma contribuição efetiva para o desempenho dos indivíduos e organizações antes que a forma de pensar desses indivíduos (empregados e empregadores) seja radicalmente alterada. É preciso nos darmos conta de que a contribuição de Taylor não se limita a algo pontual, mas a uma serie de noções e praticas, sem as contribuições desse possivelmente não teríamos um sistema de produção em massa como hoje conhecemos.

Taylor entendia que o sucesso do individuo estava associado ao sucesso da organização. E como consequência, todas as propostas da então chamada Administração Cientifica, como a racionalização, e a divisão do trabalho, seriam aceitas sem restrições, pois eram elas que contribuíam para o sucesso organizacional, mesmo com a divisão entre o trabalho da gerencia e o do trabalhador seria aceita sem reclamação, assim seria uma maneira logica de buscar o aumento da eficiência.

Henry Ford, foi um elemento-chave na linha de montagem, e da indústria automobilística, em especial, ele foi um homem com uma cabeça privilegiada, capaz de associar uma produção altamente eficiente, com grandes volumes de produção, uma produção verticalmente integrada, associada a altos salários e baixos preços de vendas.

Ford foi considerado aquele que trouxe a Revolução Industrial a seu ápice. A sua empresa combinava a manufatura e a montagem de todas as peças componentes de um carro, usando uma linha de montagem principal, com inúmeras sublinhas de menor porte alimentadoras, e aplicado o principio da integração vertical. Henry Ford, foi um homem de origem simples, possuidor de uma educação formal precária ,mas alguém extremamente ousado.

Henry Fayol, procurou trabalhar com todos os níveis da organização e em diferentes tipos de empresas, não so na industrial, Fayol possuía uma visão mais orgânica da organização. A palavra orgânica define bem a visão de Fayol, pois ele via os órgãos da empresa de forma muito anatômica, por isso ele ficou conhecido como anatomista das organizações.

Assim como nas demais teorias, apesar das criticas, também encontramos importantes contribuições, onde são detectadas ate hoje em algumas empresas. A importância dada por ele a função gerencial, contribui para que a administração pudesse ser formalmente ensinada e a empresa passa a ser vista como algo além da produção.

Max Weber, foi um sociólogo alemão, que desenvolveu a teoria burocrática, esse modelo vai justamente ao sentido contrario dos modelos patriarcais, onde privilegia a racionalidade e a impessoalidade o poder passa a ter como base o cargo, e não o funcionário. A profissionalização é valorizada em detrímetro das qualidades pessoais dos indivíduos, deve existir a obediência as normas e aos regulamentos.

O modelo burocrático foi uma importante solução para os desafios criados pelo aumento e complexidade das organizações, porem apesar de suas contribuições, esse modelo recebeu muitas criticas.

PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO;

A administração assim como as funções sofreram constantes mudanças, pelo menos nos últimos 100 anos.Com o advento de novas tecnologias novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a pratica foram mudando para se adaptar a nova realidade administrativa.

Foi a partir de 1776, após a invenção da maquina a vapor por James Watt e com sua consequente aplicação a produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com