TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco categorias de funções administrativas

Seminário: Cinco categorias de funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

1- Indique e descreva cinco categorias de funções administrativas:

R: Planejamento, Organização, Colocação de funcionários, Direção, Controle.

PLANEJAMENTO: É decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

ORGANIZAÇÃO: É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

COLOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS: Os gerentes de linha, ou supervisores, implementam os planos organizados pelos gerentes médios. Freqüentemente, isso envolve treinar e orientar funcionários, coletar informações sobre o progresso que está sendo feito na direção das metas organizacionais e relatar esse progresso.

DIREÇÃO: É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

CONTROLE: É o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

2- Defina o termo sistema de informações gerenciais.

R: Um sistema de informações gerenciais é um sistema, ou um conjunto de regras e procedimentos, para o fornecimento preciso e oportuno de informações às pessoas de uma organização – basicamente a área administrativa, mas também qualquer funcionário que precise ou use informações. Qualquer empresa ou organização que tenha uma estrutura administrativa também possui um sistema de informações gerenciais, formal ou não, documentado ou não. Toda vez que funcionários têm de se reportar ou responder a seus superiores, temos SIG.

3- Como as informações eram transmitidas para a administração antes do surgimento dos computadores?

R: Antigamente existiam os “aquivadores”, ou seja, a pessoa responsável por armazenar, organizar, registrar, dentre outras coisas. Era tudo em papel, então o trabalho se tornava mais demorado, e cansativo; uma sala, onde só tinham arquivos que quando precisava utiliza-los tinham que procuram de um a um, o que era um grande esforço.

4- Defina o termo sistema de apoio à decisão.

R: São todos os intervenientes na tomada de uma decisão, desde a extração de dados, passando pelo armazenamento, uso de modelos, interface e até o próprio utilizador.

Estes sistemas foram criados com o intuito de servir de adjuntos às pessoas que realizam decisões importantes, de maneira a expandir as suas capacidades, mas sem substituir as suas decisões.

5- Pesquise e comente sobre os sistemas ERP disponíveis no mercado.

R: Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, entre outros.

O uso de um Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com