TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinematica Momento E Colisão

Exames: Cinematica Momento E Colisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

...............................................................................................................................

ENG. MECATRÔNICA – 7º MÓDULO NOITE 01.

LINCOLN DE SOUZA TENORIO – 222782012

PORTFÓLIO 1

QUÍMICA TECNOLÓGICA PROCESSO DE PRODUÇÃO COM PLÁSTICO DE PVC.

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

LINCOLN DE SOUZA TENORIO

PORTFÓLIO 1

QUÍMICA TECNOLÓGICA PROCESSO DE PRODUÇÃO COM PLÁSTICO DE PVC.

Trabalho apresentado ao Curso de Eng. Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Química tecnológica

Prof. Humberto/Andréia.

Guarulhos

2015

INTRODUÇÃO

Processo de produção de bobinas de pvc, (policloreto de vinilia). Usado para lacrar diversos produtos no ramo de bebidas, alimentos e cosméticos.

Polimeros.

Os polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros.

Os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).

Um exemplo de reação de condensação é a da formação da baquelite:

Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas. 2

Classificação dos monômeros pelo numero de repetições.

a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).

b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).

c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.

Os polimeros na vida do homem.

Os polímeros estão presentes na vida de qualquer pessoa por serem de grande utilidade (doméstica ou industrial). Assim, podem-se apontar algumas das suas variadas aplicações:

• Produção de plásticos (poliestireno, PVC, Teflon);

• Produção de fibras sintéticas (Nylon, Poliéster, Dacron);

• Restauração de pneus;

• Isolantes elétricos (borrachas);

• Termoplásticos (fabricação de CD’s, garrafas PET, brinquedos, peças de automóveis). 2

Em nosso trabalho acadêmico falaremos do pvc (policloreto de vinilia) na produção de lacres para industrias de bebidas, alimentos e cosméticos.

O nome químico que dá origem à sigla do polímero chamado comumente de PVC é policloreto de vinila (do inglês polyvinyl chloride).

Conforme se pode notar apenas pelo nome, esse é um polímero resultante da adição sucessiva de vários monômeros cloretos de vinila ou cloroetano, ou, ainda, cloreto de etenila. A seguir temos a reação de polimerização das moléculas de cloreto de vinila, para a obtenção do policloreto de vinila.

(Reação de polimerização do policloreto de vinila).1

As reações de polimerização baseadas em mecanismos via radicais livres envolvem três estágios distintos para a formação da cadeia molecular no meio reacional. Para cada uma das muitas macromoléculas do polímero PVC, o estágio de iniciação corresponde à decomposição do iniciador sob o efeito de aquecimento, gerando espécies altamente energéticas, capazes de interagir com a dupla ligação presente no monômero. As equações 12a (decom-posição do iniciador) e 12b (transferência do radical ao monômero) mostram o estágio de iniciação. O símbolo • denota o radical livre.

Os iniciadores comumente utilizados na polimerização em suspensão do monômero cloreto de vinila são os peroxidicarbonatos, os peróxidos de diacila e os ésteres peróxidos. O segundo estágio da reação de polimerização via radicais livres é a chamada propagação, na qual o radical monomérico formado na reação 12b transfere o radical para outra molécula de monômero, e assim sucessivamente, formando macro-radicais. As equações 13a e 13b mostram esse estágio de formação das cadeias poliméricas.

O terceiro estágio consiste na terminação, em que ocorre a estabilização dos macro-radicais. O processo de terminação pode se dar por processos de desproporcionamento (equação 14a) ou combinação (equação 14b). Observa-se que, no caso do desproporcionamento, dois macro-radicais formam duas macromoléculas, enquanto no caso da combinação é formada somente uma macromolécula.

Normalmente o polímero PVC é representado por meio de sua unidade repetitiva (ou mero)

a qual significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com