TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CipaCIPA (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES)

Pesquisas Acadêmicas: CipaCIPA (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

CIPA (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar métodos estratégicos para diminuir os índices de acidentes de trabalho dentro das empresas. A segurança no trabalho está evoluindo cada dia mais, pois as empresas sentem a necessidade e diminuir ou até eliminar os fatores de riscos que possam causar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Pois além da estabilidade adquirida pelos funcionários, causam as inúmeras reclamações levadas aos órgãos administrativos e judiciários e de causarem multas por fiscalização dos órgãos competentes. Por esse motivo torna-se indispensável, os programas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais a fim de reduzir os problemas com medicina e segurança do trabalho.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................01

2 SEGURANÇA NO TRABALHO............................................................................02

3 MÉTODOS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO..................03

4 CONCLUSÃO.......................................................................................................05

5 REFERÊNCIAS.....................................................................................................06

1 INTRODUÇÃO

Dentro do planejamento estratégico de uma organização deve-se dar atenção especial à prevenção aos acidentes oriundos do ambiente de trabalho. Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

O planejamento preventivo deve ser feito em parceria com médico, engenheiro de segurança do trabalho e técnicos de segurança do trabalho, para que se desenvolvam programas de risco ambientais, programas voltados para saúde ocupacional, treinamentos, além de acompanhamentos médicos periódicos de maior qualidade. Para identificar quais os principais motivos que causam acidentes de trabalho e desenvolver métodos que possam auxiliar na prevenção de acidentes. Necessário também que haja o correto fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), além de orientação e fiscalização quanto ao uso dos mesmos

2 SEGURANÇA NO TRABALHO

A evolução da segurança do trabalho, desde 2.360 A.C com médicos, filósofos, príncipes, alquimistas, físicos e astrólogos que amadureceram a visão prevencionistas através das observações relacionando a doença à profissão e até mesmo quebrando tabus de época como, por exemplo, que as doenças eram castigo dos Deuses e dentro outras crendices. Hoje sabemos que a segurança do trabalho como procedimento nas atividades laborais o qual o empregador disponibiliza profissionais qualificados para treiná-los e fornecimento de EPI – Equipamento de Proteção Individual e segurança financeira através da CLT – Consolidação das Leis trabalhistas no Brasil, mas especialmente no governo de Getúlio Vargas foi instituída a maior legislação trabalhista do País, a representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber.

Diferente da Revolução Industrial do século XVIII e XIX foi criado o trabalho formal, onde eram definidas as tarefas e a renumeração devidas em nenhum direito trabalhista ou condições mínimas de conforto que hoje é exigida. Mas mesmo assim, nos últimos vinte anos, ocorreram no Brasil mais de 25 milhões de acidente de trabalho com um milhão de sequelas permanentes. Ainda não alcançaram seus objetivos, porém, o empregador nos últimos anos passou a preocupar-se mais com a segurança devido aos custos diretos e indiretos que um acidente pode apresentar para sua empresa. Esta visão vem se desenvolvendo de forma gradativa e tende a se expandir com os novos conceitos que estão surgindo relacionando a segurança com a qualidade e a produtividade.

3 MÉTODOS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

No trabalho apresentado foram pesquisados vários métodos de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais dentro de uma empresa. Sendo que no atual mundo competitivo e com falta de mão de obra qualificada, as organizações investem cada vez mais em treinamento. Onde transmissão do conhecimento se faz necessário no mundo moderno, para obtenção de melhores resultados e diminuição dos riscos de acidentes de trabalho.

De acordo com a NR 18, “Todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança. Informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho, riscos inerentes a sua função, uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC[...]” (NR 18.28)

No ambiente de trabalho o uso adequado de EPI’s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com