TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citações

Artigos Científicos: Citações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme Mattos (1999): “educação pelo movimento visa conjugar os fenômenos motores, intelectuais e afetivos, garantindo ao homem melhores possibilidades na aquisição instrumental e cognitiva, bem como na formação de sua personalidade.”

Segundo Aragão (2005): É na relação com o meio, e pelo movimento intencional, que as estruturas psico-cognitivas fixam-se e liberam outras [...]

Segundo Libâneo (1985 p.39): “são realidades exteriores ao aluno que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários as realidades sociais”

“um novo estilo de ciência e do fazer pedagógico está emergindo, pelas nossas mãos, pelos nossos corpos e pelas nossas mentes” (ALMEIDA, 2001, p. 25).

De acordo com Jean (1990, p. 214): O papel permanente dos professores, e, em particular, da escola, consistiria em não fechar nenhuma porta ao impossível e demonstrar que os caminhos da imaginação conduzem às vias da razão e vice-versa.

“Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer” (Cunha 2001, p.14).

Conforme Barreto (2000, p.45): Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). Por isso é tão importante a escola se tornar um ambiente alegre, favorável ao desenvolvimento.

A criança que brinca se tornará um adulto mais equilibrado no aspecto físico e emocionalmente suportará melhor as pressões da vida adulta e terá mais criatividade para solucionar seus problemas. Na criança a falta de criatividade lúdica pode deixar marcas profundas e muitos dos problemas apresentados em consultórios médicos psicológicos surgiram pela privação desse trabalho infantil. (OLIVEIRA, 2002, p. 82)

Le Boulch (1991, p.20): Defende que, para se assegurar o equilíbrio e o desenvolvimento adequado da criança, é necessário oferecer-lhe uma formação corporal de base. Este aspecto da sua educação deve permitir o “desenvolvimento das suas aptidões motrizes e psicomotrizes relativamente aos aspectos afetivos, cognitivos e sociais da sua personalidade”.

O aluno é o sujeito ativo de seu processo de formação e de desenvolvimento intelectual, afetivo e social; o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é a de favorecer/propiciar a interação (encontro/confronto) entre o sujeito (aluno) e o seu objeto de conhecimento (conteúdo didático). Nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento (processo de ensino-aprendizagem) (CAVALCANTI, 2005, p. 66).

Raymond e Tardif (2000, p. 2012) partem do princípio de que o trabalho modifica o trabalhador e sua identidade, modificando, com o passar do tempo, o seu saber trabalhar.

A construção gradual de sua identidade profissional advém da tomada de consciência em relação aos diferentes elementos que fundamentam a profissão e sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com