TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citações

Casos: Citações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

CITAÇÕES

AS CITAÇÕES PODEM SER: DIRETAS OU INDIRETAS

As diretas consistem em uma transcrição exata de parte da obra do autor consultado.

DIRETAS COM ATÉ TRÊS LINHAS

São inseridas no texto, entre aspas.

Exemplo:

Silva (2011, p. 241) nos diz: “Quanto mais adequado for o relacionamento entre pais e filhos e quanto mais amigável entre professores e alunos, melhor será para que os valores continuem sendo transmitidos.” É preciso que o professor se torne amigo do aluno, que se torne autor da própria prática. O professor deve refletir em sua prática, que ele faça uma auto-avaliação e que também esteja disposto a aprender com o aluno, pois ele também tem muito a nos ensinar.

DIRETAS MAIS DE TRÊS LINHAS

Devem constituir um parágrafo independente, recuo 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto, recomenda-se tamanho 10, sem parágrafo e com espaçamento simples entrelinhas, dispensando as aspas.

Exemplo:

Neste mesmo pensamento ela continua dizendo que esta forma vemos a importância de estimular as crianças a se tornarem seres pensantes formuladores de ideias e opiniões, sendo assim o professor deve ser habilidoso, ter capacidade de problematizar situações, deixando que a criança encontre a solução, resultando em um crescimento diversificado.

Assim, o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa deve concorrer para que o aluno seja um usuário capaz no manejo das palavras como instrumento de expressão de suas ideias e sentimentos, na busca de soluções para os desafios com os quais se depara no seu dia a dia. Para tanto, o aluno precisa interagir com textos variados, verbais e não verbais, com vivências diversificadas (SOUZA, 1998, p. 3).

Também a autora enfatiza que o papel do professor será de mediador no processo de aprendizagem e ela ressalta que para o aluno ser um bom leitor o professor deve ser um exemplo de leitor tanto das palavras como da realidade sócio – cultural e que para o mesmo seja um bom produtor de textos o professor deve mediar situações que sejam ricas em possibilidades para a observação e o uso das palavras.

CITAÇÕES INDIRETAS:

Consistem no texto baseado na obra do autor consultado. Conhecida também como citação em síntese são livres de aspas, devendo traduzir com fidelidade o sentido do texto original.

Souza (1998) também nos diz que para o aluno ser um bom leitor ou bom escritor não basta apenas ele conhecer as regras de língua de uma forma mecânica ou ter o domínio de processos de codificação e decodificação gráficos. Para muitos, ainda hoje, ser legível é ter letra bonita, é saber transcrever corretamente algo produzido por outro, é reproduzir ideias. No entanto ser legível é ser capaz de ter ideias próprias e de apresentá-las de forma organizada, clara e concisa.

Neste mesmo pensamento ela continua dizendo que esta forma vemos a importância de estimular as crianças a se tornarem seres pensantes formuladores de ideias e opiniões, sendo assim o professor deve ser habilidoso, ter capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com