TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil V Semana 8 UNESA

Monografias: Civil V Semana 8 UNESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  277 Visualizações

Caso Concreto 01:

João pois a aquisição foi anterior, é um bem particular. Art. 1.673 CC. Integram o patrimônio próprio os bens que cada cônjuge possuía ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento.

Caso Concreto 02:

Regime da comunhão parcial de bens, se comunicam. Art. 1660 CC.

Objetiva:

D

Jurisprudência:

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE DE FATO. PARTILHA DE BENS. PRÊMIO EM LOTERIA. POSSIBILIDADE DIANTE DO REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. AUSÊNCIA DE PROVAS ACERCA DA REMANESCÊNCIA DE QUANTIA REFERENTE A PREMIAÇÃO APÓS O TÉRMINO DA RELAÇÃO. RECURSO NÃO PROVIDO.

"No regime de comunhão parcial, aplicável à união estável, os bens adquiridos por fato eventual, do que são exemplo os prêmios de loteria, a divisão do valor se impõe se o aumento do patrimônio ocorreu durante o período de existência da entidade familiar" (AC n. 2008.063810-2, Rel. Des. Gilberto Gomes de Oliveira, DJ de 9-4-2010). Entretanto, a ex-companheira não logrou êxito em comprovar que o réu-apelado remanesceu com parte o dinheiro ganho em premiação da Trimania após o término da relação. "Ressalto que não há nos autos nenhuma prova documental que corrobore as alegações da autora. Entretanto, o réu juntou as declarações de duas testemunhas que confirmam as suas alegações. Ademais, a premiação ocorreu em agosto de 2006, e a dissolução da união apenas em outubro, sendo presumível que durante este período de convivência as partes usufruíram juntas dos valores recebidos" (Juiz de Direito Dr. Davidson Jahn Mello, fl. 103).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com