TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência

Dissertações: Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AVALIATIVA E DE ESTUDO DIRIGIDO, COMO PARTE DA 1ª NOTA

OBS.: Responder as questões a seguir a partir da doutrina e das explicações de sala de aula. Faça isso em folha à parte para apresentação e comentários em sala na aula terça feira (17/09 e 18/09/2013).

1) O que se poderia entender como ciência? E em que momento histórico a contabilidade é vista como ciência? Fundamente e justifique.

2) Explique como a Contabilidade sendo uma ciência que trabalha com números não é tratada como uma ciência exata? E qual seria o conceito de ciência social?

3) Apresente as influências de fenômenos na Idade Média, como o protestantismo, o mercantilismo e a burguesia, na alavancagem da Contabilidade.

4) Conforme Iudícibus (2002), pesquisas demonstram que de cada dez empresas constituídas apenas uma sobrevive; por outro lado, de cada dez empresas novas na modalidade franquia, sete conseguem sobreviver. Qual seria a relação da importância da Contabilidade com tais afirmações e dados coletados? Justifique.

5) Grande parte das empresas existentes no Brasil são microempresas e pequenas empresas. Essas empresas estão bem servidas de Contabilidade? E os escritórios de contabilidade fazem mais contabilidade ou apenas serviços burocráticos? Ainda que diante do crescimento do número de Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis, você entende que haja ainda mais técnicos que contadores no mercado imperatrizense? Qual seria a influência da incidência de um ou outro profissional contábil no mercado local, para que se tenha uma contabilidade voltada para as necessidades dos usuários das informações contábeis no âmbito das entidades, e não apenas para o que requer o fisco?

6) Dentre as afirmações que se seguem, o que seria mais correto dizer como objetivo da contabilidade: prover os usuários das informações necessárias ou estudar o Patrimônio da Entidade? Justifique.

7) Discorra sobre o surgimento da escola contista e da personificação das contas. Justifique.

8) Comente acerca da regulamentação da profissão contábil e as das consequências crise de 1929 para a Contabilidade.

9) Pesquise e comente a respeito da origem da escola lombarda ou administrativa de contabilidade.

10) Discorra sobre a ideia central e as principais contribuições da escola lombarda enquanto teoria de pensamento contábil do período científico da contabilidade.

11) Acerca do Pronunciamento conceitual básico do CPC, aprovado pela deliberação Nº 539/2008 da CVM, Resolução 1.121/2008, a qual foi revogada pela Resolução n. 1.374/2011 e suas possíveis alterações; verifique e em seguida, discorra sobre:

a. Os pressupostos básicos da contabilidade. Explique detalhadamente sobre cada um dos referidos pressupostos.

b. As características qualitativas das demonstrações contábeis. Apresente explicando as quatro principais características.

c. Os usuários da contabilidade e das demonstrações contábeis à luz da referida regulamentação contábil. Explique as necessidades de cada usuário.

12) Em decorrência da necessidade de alinhamento dos procedimentos contábeis praticados no Brasil aos padrões internacionais de contabilidade, a lei Nº 11.638/2007 inseriu importantes alterações na legislação societária brasileira, alterações essas completadas pelas modificações da MP Nº 449/2008 (convertida na lei Nº11941/2009). Acerca das mudanças citadas, verifique e discorra sobre as principais alterações insertas no ambiente contábil pátrio.

13) Conforme orientação da deliberação Nº 539/2008 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com