TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cliente Interno E Externo

Trabalho Escolar: Cliente Interno E Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 3

CLIENTE INTERNO E EXTERNO

Sabe-se que a qualidade de atendimento ao cliente é um dos pontos fundamentais para o bom desempeno de uma empresa. Entretanto, é preciso compreender que existem dois tipos distintos de clientes: interno e externo.

Embora este relacionamento deva fazer parte do cotidiano das micro, pequenas, médias e grandes corporações, muitos funcionários desconhecem ou mesmo deixam de valorizar esta convivência.

Seu cliente interno pode estar no departamento ao lado

A relação fornecedor-cliente interno existe em qualquer empresa. Você, sem saber, assume muitas vezes estas posições em seu trabalho.

Um exemplo prático: caso você trabalhe na área de sistemas, terá como clientes internos todos os outros departamentos da empresa, para os quais você presta serviços.

Ou seja, sempre que é chamado para dar suporte a um usuário de computador de outro departamento, esta prestando serviço aos seus clientes internos.

Outro exemplo: quando lhe solicitam a instalação de um novo programa para o setor de contas a pagar, para maior agilidade e precisão das informações utilizadas, aí está seu cliente interno de novo.

É preciso valorizar esta relação

Por isso, é necessário ter em mente a importância de cumprir prazos e valorizar as necessidades de cada um. Mais ainda: é fundamental o entendimento de que esta relação geralmente se inverte, ou seja, você pode ser o fornecedor hoje e o cliente amanha.

Caso você precise adquirir algum equipamento, peça ou mesmo contratar um serviço de manutenção mais especifico, você devera efetuar uma solicitação ao departamento de compras, certo? Pois bem, neste momento você é cliente!

Respeito ao cliente interno pode fazer a diferença

Por este motivo, é preciso que cada funcionário tenha consciência da importância do cumprimento dos prazos e prioridades dos seus clientes internos. Trata-se de uma relação em cadeia: se algum departamento age com ineficiência, isso se refletirá nos demais, principalmente se a empresa for pequena.

Neste caso, geralmente estamos falando de pessoas que respondem por múltiplas funções, constituindo, sozinhas, as atividades que departamentos desempenham nas grandes corporações.

É o caso da área administrativa de uma pequena empresa, que engloba geralmente as atividades financeiras, de recursos humanos e compras, por exemplo. Mais do que nunca, a cooperação deve ser a palavra de ordem em todas as situações.

Cliente externo do outro lado da corrente

Quando falamos de cliente externo, listamos aí aqueles para os quais a empresa presta serviços e recebe por isso. Devem-se incluir, neste caso, os parceiros, ou seja: aqueles que recebem algum tipo de serviço da empresa e fornece algo em troca.

Deve-se entender que o relacionamento com o cliente externo é consequência da integração entre clientes internos. Em resumo: se os departamentos, ou funcionários, da empresa não se entenderem e não tiverem cooperação entre si, do outro lado desta corrente o cliente final receberá um serviço de má qualidade.

Entenda o processo: a equipe comercial vende um produto da empresa, um pouco diferente do que é geralmente produzido. Esta diferenciação foi o ponto decisivo para que o negócio fosse fechado.

O prazo para entrega do produto foi estabelecido em 30 dias. A equipe comercial solicita então, à área responsável pela produção, a entrega do produto em determinado tempo, descrevendo as características do que foi vendido.

Para realizar tal tarefa, a equipe de produção precisava de novos equipamentos e matéria-prima diferenciada, e faz a solicitação ao departamento responsável. Por ai, percebe-se o quanto o trabalho de uma equipe depende do outro. São clientes e fornecedores que relacionam diariamente, mas que muitas vezes se esquecem disso.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »