TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cluster

Resenha: Cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Resenha  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  348 Visualizações

Os avanços da tecnologia e as informações digitais estão fazendo cada dia mais o mercado se expandir, hoje é possível acumular, cumprir e analisar um grande volume de dados ou informações e transmiti-la rapidamente a todo mundo. Tanto a distância do contato físico e ate mesmo de fronteiras acabou perdendo o poder, hoje somos capazes de resolver praticamente todos os problemas, só estando em um local que tenha internet.

E com todas essas tecnologias e inovações foi criado o Cluster.

Cluster pode ser definido como as concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade e organizações correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes.

O cluster evidencia tanto a concorrência como a cooperação: as empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos, como por exemplo, formação de consórcio de exportação, compartilhamento de fretes e tratamento de matéria prima, aumentando a produtividade das empresas da região e estimulando a formação de novas empresas, reforçando e expandindo o próprio cluster.

A proximidade das empresas faz as mesmas interagirem com efeitos positivos. Esta concentração cria um mercado de trabalho especializado, atrai fornecedores de diversos tipos e gera um ambiente de disseminação de tecnologias. O que uma empresa faz no cluster, as outras ficam sabendo informalmente e também adotam, contribuindo para aumentar a competitividade da região automaticamente.

Cluster consiste em empresas competitivas que formam relacionamentos verticais

( fornecedores, canais e compradores) e/ ou horizontais (habilidades comuns, tecnologia e/ ou inputs).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com