TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cocaina E Crack

Exames: Cocaina E Crack. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas podem ser dividas entre naturais, sintéticas e semi-sintéticas. Entre as naturais, encontra-se a maconha, ópio. Nas sintéticas podemos encontrar ecstasy, LSD. Nas semi-sintéticas, cocaína, crack, heroína.

A cocaína é um alcalóide que é extraído das folhas de uma planta chamada Erythroxilon coca, as folhas são prensadas em ácido sulfúrico, querosene ou gasolina, resultando em uma pasta denominada sulfato de cocaína. Na segunda e última fase, utiliza-se ácido clorídrico, formando um pó branco. A cocaína é o pó produzido e o crack é a versão petrificada dessa droga.

O uso nocivo é um padrão de uso de substância psicoativa que está causando dano à saúde. O dano pode ser físico (como no caso de hepatite decorrente da administração de drogas injetáveis) ou mental (ex. episódio depressivo secundário a um grande consumo de álcool).

A intoxicação aguda é uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas.

A síndrome de dependência é um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo, do que outros comportamentos que antes tinham mais valor.

Cocaína

A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Ao ser cheirada, leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito, atingindo o cérebro, provocando euforia, bem estar, sociabilidade, o que a torna muito procurada como droga de abuso. Como a cocaína tende a perder sua eficácia ao longo do tempo de uso, fato este denominado tolerância à droga, o usuário tende a utilizar progressivamente doses mais altas buscando obter, de forma incessante e cada vez mais inconsequente, os mesmos efeitos agradáveis que conseguia no início de seu uso. É um pó branco, que pode ser aspirado, ou diluído em água e injetado.

Efeitos da cocaína

Em pequenas doses ocasiona euforia, excitação e agitação; ocasiona alterações em todo o organismo como taquicardia e hipertensão.

Em doses moderadas surgem sensação de competência (inteligência, capacidade de resolver problemas, autoconfiança) e habilidade; podem aparecer vômitos, diarréia, excitação, confusão das idéias até ansiedade extrema. Estes efeitos podem durar de poucas horas até alguns dias.

Em doses elevadas pode provocar alucinações; pode ocasionar uma significativa hipertensão arterial, taquicardia, calafrios, transpiração excessiva, convulsões e morte (por efeitos sobre o coração e respiração) que caracterizam a intoxicação aguda, também conhecida como overdose.

Com o uso freqüente e contínuo (semanas ou meses) podem ocorrer alterações comportamentais como: agressividade, idéia de perseguição(paranóia), alucinações táteis (sensação de insetos caminhando sobre a pele), visuais e auditivas (ver e ouvir coisas) e delírios (desorientação, confusão, medo e ilusões). Também pode ocorrer emagrecimento e perfuração dos septo nasal quando inalada. Gestantes podem ter bebês natimortos, com malformações, ou comprometimento neurológico.

Crack

A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada. O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos.

Efeitos do crack

O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. Há taquicardia e hipertensão.A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência. A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos.

O crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O prejuízo cognitivo pode ser grave e rápido. Em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranóia, alucinações e delírios.

Repercussões do uso do crack para o usuário e para a família

O prazer causado pelo uso do crack logo na primeira vez é tão forte que o usuário passa a experimentá-lo mais vezes, alimentando e aumentando cada vez mais a dependência. Este uso compulsivo interfere na dimensão individual do indivíduo, comprometendo as funções física e psíquica, afetando o domínio sobre seus atos, quando em abstinência, fragilizando cada vez mais seu vínculo social e familiar, sendo marginalizado, a ponto de entrar para o mundo do crime e perder a ética social (SELEGHIM, et al, 2011; BECK JR, 2010).

O consumo do crack pode causar impactos profundos nas relações sociais e familiares dos usuários. A pessoa pode deixar de sentir prazer com a vida e com o convívio com parentes e amigos. Também pode causar isolamento, perda ou afastamento do trabalho, estreitamento do repertório social e problemas familiares como separação conjugal, perda da guarda de filhos, entre outros. Como a droga passa a ser o centro das atenções, e há depressão e angústia, o usuário não consegue mais cuidar das pessoas à sua volta, nem de si mesmo, não conseguindo estabelecer relações estáveis.

O sofrimento com o uso de substâncias psicoativas afeta não somente o usuário, mas também as pessoas mais próximas a ele, sua família. A família corre o risco de ficar seriamente fragilizada, pois diante das drogas, acaba se escondendo e se culpando, pois tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com