TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Do Trabalho

Trabalho Universitário: Base Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  3.663 Palavras (15 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 15

Estudo de Caso – “Vendomundo”

Marcos é proprietário da empresa de importação chamada “Vendomundo”.

Anos atrás, visando mais eficiência na localização dos contêineres e diminuição dos erros gerados por interferência humana, Marcos contratou os serviços de uma empresa com expertise no desenvolvimento de soluções inteligentes para logística portuária e recintos alfandegados.

Os códigos de barras lineares, bidimensionais e outras tecnologias, como GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português), passaram a ser utilizados pela importadora desde então, como uma das formas de localização de produtos, unidades logísticas, registro de contêineres, documentos, serviços e cargas. Essa tecnologia, sem dúvida, trouxe automaçã0 para a maioria dos processos, gerando eficiência, maior controle e confiabilidade para a empresa.

No sistema de código de barras linear, para organizar o processo de leitura óptica de cada código, deve-se levar em consideração que alguns deles podem ter leitura da esquerda para a direita igual à da direita para a esquerda. Para exemplificar, apresentamos o código:

01001000111100010010. Temos aqui um exemplo de um código de barras linear palíndromo.

Curiosamente, a listagem de um novo lote de contêineres da empresa de Marcos, recentemente desembarcado no porto de Santos, associava um código linear palíndromo a um dos contêineres.

O desafio proposto é: “descubra o código linear palíndromo com 34 barras” que chamou a atenção de Marcos pela sua excentricidade.

Para tanto, sete desafios são propostos. Cada desafio, após ser devidamente realizado, deverá ser associado a um número: 0 ou 1. Esses números, quando colocados lado a lado e na ordem de realização das etapas, fornecerão os dezoito primeiros algarismos (da esquerda para a direita) que irão compor o código de barras linear palíndromo que foi associado a um dos contêineres recentemente desembarcado no porto de Santos pela importadora “Vendomundo”.

Objetivo do Desafio

Encontrar o código de barras linear palíndromo que chamou a atenção do proprietário da importadora “Vendomundo”, quando checou a listagem dos contêineres desembarcados no porto de Santos em um determinado dia.

Livro Texto da disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

LARSON, Ron.; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall,

2010.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aulas-temas: Introdução a Estatística. Estatística Descritiva.

Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, a teoria introdutória de Estatística Descritiva. No mundo atual, raciocinar estatisticamente é tão importante quanto à habilidade de ler e escrever. Profissionais necessitam apresentar e descrever informações de forma adequada; tirar conclusões a partir de grandes populações com base somente na informação obtida de amostras; melhorar processos e obter previsões confiáveis a partir de variáveis de interesse.

Para realizar esta etapa, seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Ler atentamente o PLT da disciplina, que descreve os conceitos introdutórios de Estatística Descritiva. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de Estatística descritiva na área de Administração.

Acesse também o material de apoio para uso da Ferramenta Excel.

Material 1 de apoio para uso da ferramenta Excel:

<https://docs.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtQnlUbm1EazRXdGc/edit?u sp=sharing>. Acesso em: 02 abr. 2013.

Material 2 de apoio para uso da ferramenta Excel:

<https://docs.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtSGMybTBHQ2dVZnc/edit?

usp=sharing>. Acesso em: 02 abr. 2013.

2. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

O Excel é um aplicativo Windows que fornece ferramentas para organizar, analisar e interpretar dados. Este fornece um conjunto de ferramentas estatísticas para análise de dados com limite de 1.6 milhões observações. As análises estatísticas mais sofisticadas, como ex: regressão logística, cluster, fatorial entre outras não estão disponíveis. Este programa dispõe de quatro funções principais:

-Planilhas: A planilha eletrônica é organizada em linhas numeradas e colunas identificáveis por letras; onde é possível identificar facilmente cada uma de suas células ou caselas.

- Bancos de dados: permite: consultar, buscar, ordenar, filtrar, calcular estatísticas e administrar facilmente uma grande quantidade de dados utilizando operações de bancos de dados padronizadas.

- Gráficos: permite a representação gráfica dos dados disponível na planilha. O usuário poderá inserir dois tipos de dados: Valor constante e Fórmula. As fórmulas podem ser copiadas de uma célula para outra e são denominadas de referência relativa ou absoluta.

A formatação dos dados é importante para facilitar a leitura, interpretação e impressão dos dados. Apesar da apresentação dos dados através de tabelas ser mais precisa, a representação gráfica tem a vantagem de transmitir os dados de uma maneira mais rápida e viva, oferecendo uma visão imediata sobre o comportamento do fenômeno que estamos descrevendo.

Elaborar gráficos é uma arte que somente pode ser adquirida através de prática, com os cuidados necessários para evitar posições tendenciosas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com