TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como As Empresas Praticam Gestão Do Conhecimento

Dissertações: Como As Empresas Praticam Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Curso de Administração de Empresas

estão do Conhecimento.

Como as empresas praticam gestão do conhecimento

Professora:

Taboão da Serra

2012

Como as empresas praticam Gestão do Conhecimento.

As organizações enfrentam dificuldades na velocidade de sua adaptação à nova realidade. O desconhecimento do futuro, a permanência de traços da cultura anterior, momentos de dificuldades empresariais, a descrença em uma visão compartilhada de futuro, a falta de capacitação para os novos papéis e a "falta de tempo" são alguns dos fenômenos que fazem parte das dificuldades percebidas.

Esse novo contexto empresarial redefine o perfil do colaborador da era do conhecimento. Precisa-se de profissionais que aprendam de forma não convencional e que saibam trabalhar cooperativamente para gerar soluções inovadoras. É necessária uma nova abordagem na formação, agora necessariamente continuada, para que as pessoas permaneçam produtivas, em condições de acompanhar as mudanças e otimizando seu tempo. Além disso, a tecnologia vem permitindo desenvolver experiências para treinar mais pessoas com maior economia.

As empresas começam a perceber a necessidade de transferir o foco dos esforços de treinamento e educação de eventos em sala de aula, cujo objetivo é desenvolver qualificações isoladas, para a criação de uma cultura de aprendizagem contínua, em que os colaboradores aprendem uns com os outros e compartilham inovações e melhores práticas visando solucionar problemas organizacionais reais. O foco do treinamento vai além do empregado isoladamente para o desenvolvimento da capacidade de aprendizado da organização, criando situações que permitam a discussão de problemas comuns e soluções por meio da aprendizagem coletiva.

Os ambientes de aprendizagem passam a ser reestruturados de forma a tornarem-se proativos, centralizados, determinados e estratégicos e o resultado esperado é o “aprender fazendo”, desenvolvendo a capacidade de aprender e dar continuidade a esse processo na volta ao trabalho.

Outra forma de educação surgiu, aproveitando as facilidades proporcionadas pela melhoria crescente no serviço postal –os cursos por correspondência –surgindo o ensino à distância –EAD, que pode ser definido como qualquer interação entre estudante e instrutor, onde os participantes são separados pela distância, pelo tempo, ou por ambos. A aprendizagem torna-se, além de continuada, flexível para poder responder às necessidades do momento.

1. Como favorecer a criação de conhecimento nova na empresa.

Em minha opinião o primeiro passo é conjunto; Organização e colaboradores, a organização busca conhecimento através de ferramentas e de seus colaboradores, porém não pode acabar ai, a organização tem de fornecer e desenvolver ferramentas que geram o conhecimento, canalizando em todas a sua estrutura o conhecimento gerado.

Exemplos de ferramentas geralmente utilizadas:

Cursos, palestras, reuniões e etc.

Conclusão.

Em um ambiente altamente globalizado como o atual, as constantes mudanças trazem necessidades de movimentos acelerados de adaptação tanto nas organizações quanto nas pessoas.

Para as organizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com