TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Implementar Os Projetos A Partir Da Estratégia Aprovada

Monografias: Como Implementar Os Projetos A Partir Da Estratégia Aprovada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

1. Problema e Tópicos de Pesquisa

O problema definido pelo grupo foi “Como implementar os projetos a partir da estratégia aprovada”. Com ele foi definido os seguintes temas a serem pesquisados: O que são projetos; Gerenciamento de projetos; Desafios dos projetos; Integração do projeto; Alinhamento de projetos à estratégia; Cinco grupos de processo de gerenciamento de projeto. A etapa seguinte constituiu na análise dos textos e das referências.

2. Conceitos Relevantes

2.1. Definição de Projeto

O conceito de projeto vem sido aprimorado a fim de estabelecer um entendimento comum entre as organizações. (RABECHINI JR.;CARVALHO, 1999) Dentre as várias definições, podemos citar: “Uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico” (TUMAN, 1983); “Um processo único, que consiste em um grupo de atividades coordenadas e controladas para alcance de um objetivo conforme os requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.” (ISSO 10006, 1997). “Um empreendimento temporário feito para criar um produto, serviço ou resultado único.” (PMI, 2008).

Podemos perceber dois conceitos intrínsecos nessas definições:

-Temporalidade (todo projeto tem um começo e um fim bem determinados, mas não significa curta duração).

-Singularidade (o produto/serviço do projeto é, de algum modo, diferente de todos os similares feitos anteriormente).

Sendo assim, o gerenciamento de projetos inclui planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos do projeto, em um processo continuo, para alcançar seus objetivos, conforme definição da norma ISSO 10006. O PMI (2001), por outro lado, enfatiza a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas coo aspectos fundamentais para a gestão de projetos, tendo como objetivo atender ou superar as necessidades ou expectativas dos interessados (stakeholders).

2.2. Características de Projeto

Existem tipologias que podemos utilizar para classificar os projetos. Elas devem servir como inspiração para a organização construir sua própria classificação de projetos, optando pelas dimensões mais significativas em seu ambiente de negócios. Todo projeto é de alguma forma único, é uma inovação. Os projetos podem trazer inovações radicais e incrementais. As inovações radicais são aquelas que provocam grandes mudanças, enquanto as inovações incrementais promovem o processo de mudança continuamente. (RABECHINI JR.;CARVALHO, 2011)

Para avaliar a complexidade e a incerteza em projetos, são utilizados os atributos como: escopo do projeto; número de sites; localidades ou países; número de funções ou habilidades; envolvimento organizacional; clareza de metas e objetivos; nível de ambiguidade ou incerteza; fontes de risco; complexidade técnica; projeto individual; entre outros. (RABECHINI JR.;CARVALHO, 2011)

Lewis (2000) propõe a classificação dos projetos em quatro tipos: Muito complexo: São os que usam tecnologia complexa e têm um alto valor de negócio, ou seja, normalmente são missões críticas para a empresa; Desafiador tecnicamente, ambiente de negócio simples: São aqueles que usam novas ou complexas tecnologias, mesmo estando num ambiente de negócios de pouco ou moderado valor para a empresa; Ambiente técnico rotineiro, ambiente de negócio desafiador: São os que possuem complexidade técnica baixa ou moderada, mas estão inseridos num ambiente de negócio de alto valor para a empresa; Simples ou rotina: São os projetos de baixo valor para os negócios da empresa e que usam tecnologia bem estabelecida.

2.3. Gestão da integração de Projetos

A gestão da integração do projeto para Vargas (2000) consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único. Seu objetivo é estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendida.

2.4. Processos da Gerência de Integração

Para Vargas (2000) cada processo pode envolver esforço de um ou mais indivíduos de diversas equipes; Depende da necessidade do projeto; A integração é um fator primordial entre as demais áreas. Ex.: Os subprodutos de diversas funcionalidades devem ser interligados.

Processos considerados pelo PMI (Project Managerment Institute) no gerenciamento da integração do projeto são: 1- Desenvolver o termo de abertura do projeto (contrato do projeto, proposta de projetos, solicitação de projetos autorizada, termo de referencia); 2- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: estabelece as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar os planos; 3- Orientar e gerenciar a execução do projeto: consiste em executar o trabalho definido no plano; 4- Monitorar e controlar o trabalho de projeto: monitora e controla os processos requeridos para iniciar, planejar, executar e encerrar o projeto; 5- Controle integrado de mudanças: consiste em rever todas as mudanças requeridas, aprovadas, bem como coordenar as alterações ao longo do projeto; 6- Encerrar o projeto: consiste em organizar a documentação de fechamento do projeto. (RABECHINI JR.;CARVALHO, 2011).

2.5. Sucesso de Projetos e sua Gestão Continental

Definir o que é sucesso em projeto não é tarefa fácil, pois depende da perspectiva da parte interessada (stakeholder), do tipo do projeto, da perspectiva temporal (curto, médio e longo prazo) e da unidade de analise (projeto e organização). Dependendo dessas perspectivas as dimensões de sucesso são diferentes. (RABECHINI JR.;CARVALHO, 2011)

Observa-se que cada tipo de projeto demanda tratamento diferenciado do que concernem ao seu gerenciamento, suas habilidades, técnicas, ferramentas e seus processos gerenciais distintos. Diferentes tipos de projetos terão variáveis gerenciais distintas a serem controladas (fatores críticos de sucesso) as quais terão impacto significativo no resultado final do projeto, sucesso ou fracasso. Com base no conceito de avaliações por grupos de variáveis quatro eixos orientadores e essenciais de projetos foram definidos: integração, impactos, inovações e imediatas entregas. (RABECHINI JR.;CARVALHO, 2011)

2.6. Fatores Críticos para o Sucesso (FCS)

FCS são um determinado número de áreas onde os resultados, se satisfatórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com