TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Brincar Da Criança Se Relaciona Com As Questões Da Rotina Na Educação Infantil?

Artigo: Como O Brincar Da Criança Se Relaciona Com As Questões Da Rotina Na Educação Infantil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

Como o brincar da criança se relaciona com as questões da rotina na Educação Infantil?

Ao observar uma sala de Educação Infantil durante uma tarde é possível afirmar que o brincar está diretamente vinculado à rotina da Escola. As crianças são recebidas em um ambiente, onde aguardam, sob supervisão da monitora, a chegada da professora. Nesse ambiente, estão disponíveis vários brinquedos, os quais as crianças manipulam sozinhas ou com os colegas, iniciando a conversa e a brincadeira. Quando encaminhadas para a sala de aula, organizadas em rodinha, conversam, cantam, refletem questões propostas para o dia, sobre o ajudante e sobre as tarefas de casa. É um espaço mais formal que geralmente, segundo a professora, permeia a atividade que será realizada nas mesas, envolvendo colagem, desenho, etc. Na própria sala há um cantinho com brinquedos e no pátio são realizadas outras brincadeiras, como rodas cantadas, brincadeiras e jogos.

Observou-se neste dia que as brincadeiras foram na maioria das vezes, livres. As crianças escolhiam seus brinquedos e no pátio, aconteciam várias brincadeiras com grupos diferentes. As meninas, com bonecas, maquiagens, corda e giz. Os meninos, com bola, corda e um caminhão enorme de madeira que em grupo empurravam e carregavam outros brinquedos.

De acordo com Vigotsky (apud CORSINO, 2006) nos processos interativos, as crianças não apenas se formam, mas também criam e transformam, constituindo-se na cultura e produzindo cultura, pois são sujeitos ativos que participam e intervêm no que acontece ao seu redor. Isso significa que essas crianças ao brincar estão criando situações de aprendizagem que se inserem nessa rotina. Embora rotina seja sinônimo de hábito, como se esse, fosse algo estático, imóvel, é nessa rotina do cotidiano onde elas brincam e exploram os espaços, no convívio com o outro, é que elas vão aprendendo a construir sua identidade em comparação com a do outro, inserindo-se na cultura daquela comunidade.

Isso significa que o brincar nesse cotidiano, insere-se na rotina de forma a orientar as ações da criança, de descobrir-se parte dessa cultura. Para tanto, é importante destacar o que diz Lima (apud CORSINO, 2006) que as condições do espaço, como a organização, recursos, diversidade de ambientes internos e ao ar livre, adequação, limpeza, segurança etc. são fundamentais, mas é através das relações que os sujeitos mostram que se esse lugar adquiriu a condição de ambiente. “Assim, pelas interações, o espaço se qualifica e torna-se uma moldura sobre a qual as sensações se revelam e produzem marcas.” (CORSINO, 2006, p. 7).

É fundamental compreender a criança em sua totalidade, como um ser e em fase de desenvolvimento em diversas áreas, como a biológica, motora, psicológica e a social. O brincar permite que todas essas inter-relacionadas aconteçam. Morais e Peres (2004) acreditam que deva acontecer a organização das práticas para a previsibilidade do cotidiano na educação infantil, no entanto, o “engessamento” da rotina dá às vivências um caráter de momentos ritualizados. No entanto, a rotina embasada em momentos que integrem todas as áreas destacadas acima, através de brincadeiras pode criar situações de aprendizagem significativas. Considerando que para as crianças da Educação Infantil, o brincar é algo comum,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com