TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTIMULO DO BRINCAR E DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.154 Palavras (17 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        COMO PODENOS DEFINIR O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL        5

2.1        Brinquedoteca        6

2.2        A importância da literatura na educação infantil        7

2.3. A literatura na importância dos recursos tecnológicos envolvendo o brincar e educação infantil        8

3        PLANO DE AÇÃO        10

3.1        Tema: O estimulo do brincar e da literatura na educação infantil        10

3.1.1        Problema Detectado        10

3.2        Objetivos        11

3.3        Justificativa        12

3.4        Definições de ações e estratégias        13

3.4.1        Literatura infantil:        13

3.4.2        Brincadeira infantil        14

3.5        Materiais a serem utilizados        14

3.6        Avaliação da proposta desenvolvidas        15

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17



  1. INTRODUÇÃO

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Por tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

Reconhecer a importância da literatura infantil é incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, Sendo assim, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa são o que este plano de ação vem propor.

De acordo com a problematização que a professora Paula presenciou na instituição percebeu a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler e de brincar, onde estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Este plano de ação visa a enfocar toda a importância que o brincar e a literatura infantil possui, ou seja, que eles são fundamentais para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessárias ao ato de ler e de brincar.


  1. COMO PODENOS DEFINIR O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças, é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.

         A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que sirvam os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreendem as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

        Entende ser o brincar uma necessidade para o desenvolvimento infantil. Por outro lado, observa-se que as transformações da sociedade, principalmente nas grandes cidades, estão diminuindo as oportunidades que as crianças têm de brincar: a televisão ocupa um tempo cada vez maior nas atividades delas, a necessidade de mães e pais se ausentarem para o trabalho por um longo período impedindo que convivam e brinquem mais com seus filhos e filhas; a insegurança nas ruas que impedem o brincar em calçadas, praças e parques; as moradias das famílias, em especial das mais pobres, cada vez menores, são alguns dos motivos que diminuem as oportunidades para as brincadeiras seja em casa e também, em especial, junto com outras crianças. A melhor parte de ser criança é poder brincar à vontade.  

Saiba que existem brinquedos tão antigos quanto o próprio homem. As crianças das cavernas provavelmente já se divertiam com gravetos, pedras e o que tivessem à mão. Alguns brinquedos que você tem no seu armário existem há milhares de anos. Outros foram inventados recentemente. Mas também existem brinquedos muito populares em outros países e que a gente quase não conhece no Brasil.

É importante a criança brincar, pois ela irá se desenvolver permeada por relações “cotidianas, e assim vai construindo sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca” (MALUF, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com