TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotina Escolar Infantil

Artigo: Rotina Escolar Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 11

ESTÁGIO III DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: Camila Serpa

Profª Orientadora: Tania Margarete de Borba

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED0305) – Estágio III anos Educação Infantil.

15/10/13

RESUMO

A rotina escolar é à estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia a dia. Ela é o desenvolvimento prático do planejamento. A rotina também é a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta sequência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização. Com a rotina podemos permitir a prescença do novo e do diferente de uma forma tranquila e prazerosa para a criança, dando a elas apoio emocional, social e cognitivo, a rotina é uma estrategia utilizada para organizar o cotidiano escolar. A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Ela deve envolver os cuidados, as brincadeiras e a situações de aprendizagens orientadas.

Palavras-chave: rotina escolar, tempo didatico, sequencia.

1 INTRODUÇÃO

A rotina sempre esteve presentes nas mais diversas organizações sociais sejam em qualquer esfera política ou social existe há organização do tempo, isso também acontece na esfera educacional. Porem, para essa organização promover muito mais que uma orientação entre o espaço-tempo, ela deve estar intrinsecamente relacionada com o meio ao qual se aplica, sobretudo no contexto pedagógico. A rotina na educação infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como amarra, disciplinadora de almas pequenas, além de estruturante e significante para educadores e educandos Esta trajetória tem sido compreendida – e desenvolvida – de diversas perspectivas, sendo possível perceber, ao longo da existência das instituições de educação infantil, em sua organização, sua função e influências de diversas ordens, como religiosa, filosófica, médica, psicológica e biológica, na rotina na educação infantil.

Considerando a trajetória histórica e as diferentes ressignificações da rotina no contexto educacional, busquei na rotina da educação Infantil por questões como: quais as concepções docentes relativas às atividades permanentes nas rotinas de Educação Infantil?

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

É muito importante a rotina escolar na ed. infantil, pois a mesma é o alicerce da criança. Quanto menor for a criança, mais estável a rotina precisa ser. As crianças antecipam o que farão e tem mais segurança em suas tentativas. Pois não saber o que vai acontecer reduz a autonomia, porque o aluno vai sempre perguntar ao professor: o que faremos agora? O que vai ser? Além disso, a rotina não quer dizer necessariamente repetição, elas tem oportunidade de testar suas habilidades, tentar novamente o que havia iniciado antes, reorganizar e reviver experiências. O problema não está na ideia de rotina em si, mas em desconsiderar a singularidade dos sujeitos e tratá-los homogeneamente. Ter rotina não quer dizer fazer sempre tudo junto. Conforme Egídio Romanelli – psicólogo:

“A rotina nada mais é que a criação de hábitos regulares.”

“Todo mundo faz a mesma coisa ao mesmo tempo o tempo todo”. As instituições educacionais são muito marcadas por essa ideia. E na educação infantil isso nem sempre é diferente. Todos dormem, comem, vão ao banheiro, desenham, esperam para fazer algo sempre juntas.

Mas como conciliar tempos diversos em uma instituição que é essencialmente coletiva? Esse é um grande desafio dos educadores da infância e que para respondê-lo, há algumas reflexões anteriores que precisam ser feitas. A primeira reflexão que é importante relatar se refere ao papel da educação infantil e sua especificidade. Estamos falando de crianças pequenas, que estão construindo sua personalidade e se conhecendo enquanto sujeitos singulares, que tem necessidades, desejos, vontades e recusas, que pensam o mundo e atribuem sentido a ele, a partir das experiências que vivenciam. É aqui que reside o principal papel do educador da infância que é o cuidado educativo. Cuidar/educar refere-se a estar atentas as necessidades, desejos e inquietações das crianças em todas as suas dimensões (afetiva, cognitiva, motora,...); também significa garantir a proteção, segurança e bem estar das crianças e, organizar ambientes que estimulem sua imaginação e agucem sua curiosidade.

Isto exige um educador que seja um intérprete das manifestações crianças (já que nem todas conseguem verbalizar oralmente essas necessidades), que consiga ter uma escuta atenta e sensível a elas. Compreender esse princípio que vem sendo recorrentemente enfatizado em quase todos os documentos oficiais é o primeiro desafio. Ainda há um ideário muito forte de que ser professor é dar lições, controlar a turma e garantir a disciplina (entendida como todos em silêncio) e isso se mostra com muita intensidade nas práticas e na organização do tempo e espaço de muitas instituições. O modo como compreendemos nosso papel como educadores da infância, como vemos as crianças se revela na organização dos espaços e tempos na instituição. Por isso que para realizar essa organização, é preciso refletir profundamente sobre isso.

Organizar os espaços (cantos) em que as crianças possam se organizar em pequenos grupos, ficar sozinhas quando sentirem necessidade principalmente, em instituições de período integral, o atendimento a essa necessidade precisa ser garantida é fundamental. Quando estão concentradas nesses “cantos”, elas não necessitam da atenção constante do professor, que pode se concentrar em algumas crianças por vez de modo a conhecê-las mais profundamente. Por isso, é preciso prever cotidianamente tempo para que as crianças possam trabalhar em diferentes agrupamentos, com espaços desafiadores.

A hora do sono é um momento interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com