TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR É A ESSÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

                SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

                              iriani hendges

O BRINCAR É A ESSÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

[pic 3]

São Lourenço do Oeste

                            2012

IRIANI HENDGES

O BRINCAR É A ESSÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Educação da criança de 0 a 5 cinco anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didático na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização I.Tutora Eletrônica: Laísa Costa Bonini Vieira

Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.

São Lourenço do Oeste

2012

INTRODUÇÃO

A criança é uma pessoa ávida de sensações e conhecimentos. Seu aprendizado é a marca do seu estar no mundo.

 A expressidade da criança é um jogo aberto com o real. Ser e expressar-se confundem-se, assim como o emotivo nada mais é do que outra face da razão. Seu universo lúdico, seus sentimentos são despojados de artificialismo. Sua linguagem é experimental.

 Para a criança, sentir e pensar não se distinguem do mesmo modo que ação e pensamento. Seu mundo é o mundo concreto do movimento e o ludismo da descoberta e da nomeação.

 A descoberta é a medula da infância. Descobrir o mundo pode e deve significar “descobrir-se”, tomar consciência da realidade e de si mesmo como pequeno universo integrante dessa galáxia maior que nos rodeia.

 Na criança o embrião de experiências é o brinquedo, a invenção é prazer, a linguagem e o mundo podem ser as peças de um vivo e divertido jogo de xadrez.    

    Aprender é o mesmo que experimentar. A experiência é a própria existência. Essência e aparência são faces de uma mesma moeda existencial.

   A criança constrói seu pensamento compondo mosaicos de informações criadoras. A fantasia poderá ser a grande mola inspiradora do prazer e da criação.  

O BRINCAR É A ESSÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    As concepções de infância como conheceram hoje é um conceito relativamente novo. A noção de infância é um produto da evolução históricas das sociedades. Os significados e a valorização da infância são construídos e modificados ao longo dos tempos e de acordo com a organização de cada sociedade, não devendo, portanto, ser analisada dissociada do seu contexto histórico.

  A compreensão do papel da Educação Infantil caminha em direção ao reconhecimento da importância de integrar o cuidar, ao educar e ao brincar na educação infantil, reconhecendo-as como práticas indissociáveis.

  Para o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), educar assume um papel essencial no contexto da educação infantil, pois significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

  E para uma boa aprendizagem acontecer deve-se ter um bom planejamento para que a criança desenvolva o seu ensino- aprendizagem. Pois, planejar é refletir sobre que cidadãos queremos formar, é prever aprendizagens significativas, é criar oportunidades para favorecer a participação ativa da criança na aquisição de novos conhecimentos, é agir de modo a garantir a permanência com sucesso da criança no contexto escolar

.

   O planejamento deve considerar os interesses das crianças, suas necessidades, as interações, os tempos, os espaços e os ambientes de aprendizagens. A seleção e organização de materiais e conteúdos devem ser definido sob condições reais.

  Quando planejamos devemos definir o que vamos ensinar, como vamos ensinar o que, quando e como avaliar.

  Eavalição no contexto da educação infantil tem por desafio buscar resposta para as inúmeras questões, quanto à concepção de infância, aos princípios filosóficos da educação infantil, à parceria entre escola e família, ao respeito à diversidade infantil, à participação ativa da criança no processo de ensino/aprendizagem, bem como ao reconhecimento do papel mediador do professor.

   Avaliar é promover o desenvolvimento infantil, resgatando a visão da criança enquanto um ser dotado de direitos que precisa ser respeitado para poder aprender a viver e conviver.

    A avaliação deve ter como objetivo acompanhar o caminho que a criança faz, descobrir suas dificuldades e necessidades e alterar os rumos do planejamento se for preciso.

  A avalição deve ser constante e pode ser feita durante trabalhos em grupo, jogos e brincadeiras. O registro diário é fundamental para uma avaliação processual.

 A alfabetização é um dos momentos mais importantes na formação escolar de uma criança. A alfabetização é a aprendizagem da escrita e leitura.

  O processo da alfabetização inclui muitos fatores, e, quando mais ciente estiver o professor de como se da o processo de aquisição de conhecimento, de como a criança se situa, em termos de desenvolvimento emocional, de como vem evoluindo o seu processo de interação social, da natureza da realidade linguística envolvida no momento que esta acontecendo a alfabetização, mais condições terá, esse professor de encaminhar de forma produtiva o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com