TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Por:   •  1/10/2017  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Questionamento:

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Atualmente o mundo sofre com as consequências da forma com que os recursos ambientais foram e estão sendo utilizados, forma essa em que se visa apenas o lucro e não ocorre a preocupação com o que se pode causar ao ambiente.

Tento como princípio de que a educação é um dos alicerces de uma sociedade e que a escola é o ambiente propício para a troca de saberes, onde se estabelece a relação de ensino-aprendizagem, faz-se necessária a inserção da educação ambiental, independentemente do nível de escolaridade.

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art. 1º, ”Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e competências voltadas a conservação do meio ambiente, bom de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. ”

Partindo destes princípios e considerando que a criança é um ser mais facilmente sujeito a modelagem, temos a importância da inclusão da educação ambiental a partir dos mais baixos níveis escolares. Não somente como um agregador de conhecimento, mas sim com o intuito de despertar a busca por valores sociais melhores, mudando seus comportamentos para que tomem atitudes em favor da sustentabilidade.

Portanto torna-se imprescindível que as discussões trabalhem questões como redução de riscos de desastres, redução da pobreza, conservação da biodiversidade, alterações climáticas e seus fatores, consumo sustentável. E com isso promover pensamentos críticos e reflexivos sobre o presente e o um futuro melhor.

REFERENCIAS - Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999; - Educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/education-for-sustainable-development/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com