TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como elaborar um problema de pesquisa

Por:   •  13/10/2016  •  Ensaio  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Como criar um problema de pesquisa.

William Borges Thomsen: williamthomsen88@gmail.com

         Nesse Position Paper, procura-se descrever e discutir a respeito das principais diretrizes a serem seguidas para construir um correto problema de pesquisa, bem como destacar as suas principais características a passo de descobrir qual a melhor forma de planejar a formulação do problema.

Na minha opinião, o problema é a parte mais importante de uma pesquisa científica, pois é nele que se calçará o motivo, razão pelo qual eu resolvi buscar o conhecimento específico, assim como ele se torna o grande propósito de todo o desenvolvimento, pois é a sua solução que pretendo alcançar no final do projeto de pesquisa. Com outras palavras, todo o projeto de pesquisa gira em torno do problema, o tornando parte essencial do todo.

Antes de descobrir qual o método mais correto de planejar a construção de um problema de pesquisa, precisa estar claro o significado da palavra “problema”. Segundo o dicionário Dicio (http://www.dicio.com.br/problema/) alguns conceitos de problema são:

  • questão  matemática proposta para que se lhe dê a solução;
  • questão  não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio de conhecimento;
  • proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções;
  • qualquer questão que dá margem a hesitação ou perplexidade, por ser difícil de explicar ou resolver;
  • conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo.

Após saber o que significa a palavra “problema”, concluo que é o problema é algo que precisa ser  resolvido, logo, o problema científico, também é algo que necessita de uma resolução, porém através de processos científicos. É essencial que o problema seja passível de  uma solução, que deverá ser apresentada  no final do projeto.

Gil (2002), usa de uma sequência lógica e cronológica para explicar os passos que devem ser dados para ter sucesso na construção do problema de pesquisa, como também expõem a importância de ter um bom problema, dá razões para criar esse problema e evidencia como devemos formulá-lo.

Na minha opinião, a forma como o autor desencadeia os seus pensamentos a cerca do tema, facilita bastante a interpretação e compreensão do leitor, contribuindo com a sua evolução de aprendizado.De fato, sabemos que criar um problema demanda atenção para diversos aspectos e habilidades criativas.

A respeito da criação do problema de pesquisa, Selltiz (apud GIL, 2002 p.26.), afirma::

Por se vincular estreitamente ao processo criativo, a formulação de problemas não se faz mediante a observação de procedimentos rígidos e sistemáticos. No entanto, existem algumas condições que facilitam essa tarefa, tais como: imersão sistemática no objeto, estudo de literatura existente e discussão como pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo .

A respeito dos aspectos essenciais para criação do problema:

        GIL (2002) diz que os aspectos que obrigatoriamente devem ser levados em consideração na criação do problema são: O problema deve ser criado em formato de pergunta; Deve existir uma solução para o problema; O problema deve ser bem claro e preciso; O problema deve ser empírico; O problema deve ser determinado em uma dimensão acessível. Caso o problema não siga a algum desses parâmetros ele não constitui um bom e correto problema de pesquisa.

O problema deve ser elaborado em formato de pergunta, pois além de ser a maneira mais fácil de se construir, ajudará a quem for consultar o projeto e facilitará a sua identificação. Como foi mencionado no segundo parágrafo desse position paper, após a escolha do tema de pesquisa,  um dos primeiros passos do projeto é a escolha do problema, e essa escolha poderá ser facilitada através de problematizações sobre o tema, ou seja, de perguntas. Alguns exemplos:

  • Qual a idade média de mulheres Sul Indianas que estão ativas no mercado de trabalho?
  • Quais fatores condicionantes mais influenciam as mães na hora de entregar seus filhos para a adoção?
  • O grau de formação dos pais influencia na marginalização dos filhos de Uruguaios?

É importante que a organização estrutural do problema esteja precisa e bem definida, de forma que quem for continuar o projeto, compreenda quais assuntos serão tratados no conteudo do texto, sem que haja lacunas, questionamentos ou dúvidas a respeito do substancial que virá a ser discutido e solucionado.

Quanto mais objetivo for o problema  mais focado ele será na solução, do contrário, problemas vagos ou complexos demais, poderão fazer com que você se perca na imensidão de rumos que acabarão levandopara um caminho diferente do proposta no objetivo central do tema.

Segundo GIL (2002), outro conceito a se atentar é o da ambiguidade, pois no problema não podemos usar palavras ambiguas, com multiplos significados, pois também é um fator que contribui com a má interpretação do objetivo e infalivelmente acabará deparando com fuga do tema que foi proposto no inicio do projeto de pesquisa.

Veja abaixo alguns exemplos de problemas vagos que podem ser substituidos por bons problemas de pesquisa:

Problemas Vagos:

  1. O que causa a desnutrição?
  2. Quais os benefícios de técnicas de grupo? (além de vago é ambíguo)
  3. Qual a melhor técnica psicoterápica?

Problemas de pesquisa sugeridos:

  1. A desnutrição determina o baixo rendimento escolar?
  2. Técnicas e dinâmicas de grupo aplicadas no primeiro ano do ensino fundamental, facilitam a interação entre os alunos?
  3. A técnica de regressão contribui com o tratamento de adolescentes com alto grau de ansiedade?

Além disso, o problema precisa ser empíruico, ou seja, não devemos dar valor aos seus atributos, pois os valores de cada individuo são diferentes. O problema precisa ser estudada com objetividade e baseado nas experiencias vividas e na observação do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com