TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o sistema funciona

Resenha: Como o sistema funciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Como funciona o sistema

O líquido de arrefecimento é bombeado através das camisas do motor, carregando o calor do cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes do cilindro, etc. O líquido aquecido circula das camisas do motor, através de uma mangueira, para o radiador onde, auxiliado por um ventilador esfria-se e retorna através de outra mangueira ao motor.

O líquido de arrefecimento, portanto circula sob pressão, por todo o sistema de arrefecimento. A bomba de água é o componente encarregado de impulsionar essa circulação, acelerando a passagem do líquido através de um rotor.

Enquanto o motor não atinge sua temperatura ideal de funcionamento, o liquido de arrefecimento circula apenas por um pequeno circuito que percorre somente as galerias do motor.Este circuito é controlado pela válvula termostática. Quando a temperatura é alcançada (85°C a 95°C) esta válvula abre-se então o líquido de arrefecimento começa a circular pelo circuito completo. Neste circuito, passa pelo radiador. Ali o ar exterior e a corrente de ar gerada pelo ventilador, abaixam a temperatura do líquido de arrefecimento.

Substância usada como líquido de arrefecimento

Além do ar e óleo, temos a água como um meio de arrefecimento dos motores.

 Motores Arrefecidos a Água

A grande maioria dos motores de veículos é arrefecido a água,l que circula dentro dos sistemas de arrefecimento. Água é formada basicamente por oxigênio e hidrogênio, mas contém outros elementos de menor importância.

Entre as propriedades da água uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade, esta propriedade pode ser maior ou menor, dependendo dos tipos e quantidades de minerais, naturalmente contidos na água.

Quando misturamos a água com aditivos que geralmente são a base de etileno glicol, um produto que entra em ebulição a 197°C (sob pressão atmosférica) e que se mistura perfeitamente a água, além de possuir qualidades antioxidantes, que mantém todo o sistema limpo impedindo a formação de crostas que dificultam a circulação do líquido de arrefecimento.

Com essa mistura o líquido de arrefecimento ferve a 118° ou 119°, reduzindo a possibilidade de formação de vapor no interior das galerias do sistema,e congela aproximadamente a -25°C.

Os motores refrigerados a agua tem uma maior eficiencia, sendo melhores e mais resistentes em estradas por exemplo, os motores refrigerados a ar são um pouco limitados nesse aspecto, apesar de serem resistentes também. Outra questão é o ruído que estes motores produzem

Refrigeração a ar é um sistema de refrigeração baseado na colocação das partes mecânicas no fluxo de ar gerado pelo movimento do veículo, aproveitando os aspectos aerodinâmicos. Frequentemente, no caso de motores, estes são dotados de aletas ou nervuras que aumentam a superfície metálica em contacto com o ar e desse modo auxiliam a dissipação térmica.

As vantagens são a simplicidade por comparação com sistemas de refrigeração líquida (água ou óleo ou ambos) que exigem radiadores, condutas, vasos de expansão, termostato, etc. As desvantagens são não se obter arrefecimento com o veículo parado e maiores dilatações das peças mecânicas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com