TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação entre indústria clássica e idade da informação

Projeto de pesquisa: Comparação entre indústria clássica e idade da informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

CONTEXTO HISTORICO

Ao longo da historia, grandes nomes como Ford, Taylor e Drucker mudaram a maneira de empresas avaliarem suas atuações no mercado e tratar seus funcionários. E também fatos foram marcantes como a Revolução Industrial, Segunda Guerra Mundial e crises econômicas, foram determinantes para buscar melhorias. Assim como uma crise recente que houve em 2008, houve uma crise muito forte em 1929, crise que não só devastou a economia norte-americana e mundial, como também fez florescer o idealismo nazifascista, como fez com que esse idealismo ficasse cada vez mais forte.

A crise de 1929 é retratada no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, e o filme mostra a maneira como a crise assolou o a indústria norte-americana na época, como fome, miséria, desemprego, questões sociais, falências de indústrias, aumento de criminalidade, suicídios, altos níveis de pessoas que perderam seus imóveis e foram morar na rua a ponto de que a cadeia era um dos melhores locais para se habitar.

COMPARAÇÃO ENTRE ERA DA INDÚSTRIA CLASSICA COM A ERA DA INFORMAÇÃO

Ao comparar a maneira que os trabalhadores eram tratados na época com os dias de hoje (conforme indica o texto introdução moderna a gestão de pessoas), podemos perceber que muita coisa foi alterada, o foco não passou a ser somente clientes. Por mais que hoje em dia podemos achar que a maneira de agir daquela época era inadequada, naquele tempo era o método que os patrões achavam que deveria ser e com muitas restrições a mudanças.

Percebemos no filme que o autoritarismo, lei do manda quem pode e obedece quem tem juízo imperava na época, e quem não estivesse satisfeito simplesmente era mandado embora sem direito a nada.

Condições de trabalho não eram muito favoráveis, ao ponto de tentarem ate inventar uma máquina (mostrada no filme Tempos Modernos) que pudesse oferecer as refeições no momento em que os funcionários estavam em trabalho. Os funcionários não tinham direitos a pausa pra descansar. Produção era constante e o serviço não agregava nenhum valor, era simplesmente apertar o parafuso, bater o martelo, isso constante, sem conseguir olha rapidamente pro lado, fazendo com que ele se tornasse em uma máquina, repetindo os mesmo movimentos varias vezes ao dia.

Em questões de greve, eram praticamente proibidos, oprimidos, sem ter direito a lutarem por novas conquistas, sendo praticamente obrigados a aceitarem as condições impostas pelos patrões.

Com o passar dos anos, os conceitos foram mudando, as condições de trabalho, respeito ao colaborador e benefícios passaram a ter um foco maior nas organizações, a ideia de autoritarismo foi ficando menor, a ponto de quase ser extinta nos dias atuais.

Processos estão melhores elaborados, não há separação de serviços, “aquele cada um faz o seu”, há uma continuidade do setor anterior, tendo uma analise mais detalhado em cada etapa do processo, diminuindo erros e custos na etapa final.

Podemos ate considerar que o colaborador nos dias atuais está “protegido”, pois com os sindicatos, ministério do trabalho e outros órgãos que apoiam a classe trabalhadora, a empresa deve manter mais cautela em relação ao funcionário.

Nos dias atuais, as maiores dificuldades das empresas e encontrar pessoas qualificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com