TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compensação por danos morais coletivos por espionagem

Projeto de pesquisa: Compensação por danos morais coletivos por espionagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS............................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

O Banco HSBC foi condenado a pagar uma indenização por danos morais coletivos por praticar espionagem contra seus empregados e não dando a eles o direito de defesa.

A atitude da empresa foi de total irresponsabilidade contratou uma empresa corporação de pesquisa de dados de caráter investigatório, assim expondo a vida pessoal e intima de seus colaboradores. A corporação de investigação ficava a disposição do Banco assim usavam disfarces para realizar a abordagens, deixando assim a vida dos funcionários devassadas e brutalmente violados. Mexendo em lixos e entravam nas residências para filmar e fotografar, também obtendo horário de chegada e saída até os trajes quando saiam, hábitos de consumo informando sobre seus familiares.

Os funcionários juntamente com o Sindicato entraram com uma ação no Ministério Publico do Trabalho contra o Banco para que pague uma indenização por ter a sua vida privada em exposição, além de pagar a indenização o HSBC foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar dos seus funcionários, assim também os trabalhadores investigados pode entrar com outra ação na justiça do trabalho por dano moral individual. Segundo eles espera que está condenação sirva de exemplo e não se repita mais no HSBC e nenhuma outra empresa, para eles a justiça está sendo feita.

O HSBC se defende afirmando por meio da sua assessoria de imprensa que está decisão em primeira instância e está sujeita a recursos.

Assim se faz deixando de lado o quanto pouco ético e caráter pela população.

DESENVOLVIMENTO

Acredito que nos tempos atuais a tecnologia da informação e do conhecimento tem sido o diferencial das empresas que as possuí, com tanta concorrência, desde que não desrespeite a dignidade humana. O método de Gestão da HSBC pra controles de números versus colaboração à empresa e sociedade, concerteza não só desrespeitou os preceitos legais como os Direitos humanos de seus funcionários investigados.

Compreendo que elementos ligados á luta contra fraudes no sistema privado ou público permanecem obscuro e impuni, mas ressalto que os critérios adotados pelas empresas devam ser legais publicamente. Nós precisamos ter uma democracia que funcione e fico preocupada com a possibilidade de não mais confiar em disponibilizar os meus dados pessoais para fins benéficos por conta da espionagem. As empresas devem obter as informações e o conhecimento de modo lícito, para uso legitimo com propósitos unicamente profissionais, não compreendi como sendo de cunho profissional e legitimidade das informações coletadas durante as investigações da HSBC.

O ato de espionar foi e é muito praticado por: Nações, grupos, guerrilheiros em guerra e/ou guerrilha, com propósito de obter as informações de caráter secreto ou confidencial, sobre governos ou organizações, sem a autorização destes, para alcançar certa vantagem militar, política, econômica, tecnológica ou social.Não é novidade, aliás espionar funcionários é pratica de muitas empresas e instituições e ocorre de vários modos: na internet, telefones, celulares, carros corporativos, celulares coorporativos, até na hora do lazer com a família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com