TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia E Conhecimento

Artigos Científicos: Competencia E Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Quando você pensa em um profissional competente, o que lhe vem à mente?

Que características esta pessoa possui que a tornam um(a) profissional de destaque?

Ao falarmos sobre competências o termo mais conhecido e que melhor sintetiza seu significado é o famoso CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes).

De volta ao questionamento anterior, o que lhe vêm à mente ao pensar em um(a) profissional competente?

Alguém com muito conhecimento, muita habilidade ou muita atitude?

Hoje, somos expostos a novas informações e novos conhecimentos, a cada instante, e por inúmeras fontes: jornais, revistas, TV, sites de internet, e-mails, redes de relacionamento. Diante deste cenário, deixo mais uma pergunta: o conhecimento se transforma em competência de maneira automática?

Costumo dizer que a atitude é que nos faz desenvolver a habilidade sobre um conhecimento adquirido. Isto significa que não basta dominar um determinado assunto, ou ser profundo conhecedor de um tema em especial, se, ao ser submetido a situações em que este conhecimento precise ser colocado em prática, não concretizá-lo. Neste contexto, não houve o A de atitude. Não houve materialização/entrega de competência.

Significa que o conhecimento tácito (aquele que está em nossas mentes), só se transforma em competência quando é explicitado. Quando é posto em prática e vivenciado de forma real. Ao fazer uma analogia com uma questão prática do nosso dia a dia: muitos de nós conduzimos automóveis e para isso foi necessária a realização de exames teóricos e práticos para obter a carteira de habilitação.

Agora, pense no momento em que você se preparou para os exames realizados e foi aprovado(a). Após esta breve reflexão, deixo mais uma pergunta: a aprovação nos exames teórico e prático para a obtenção da licença para dirigir garante que você seja um(a) motorista preparado(a) para enfrentar o trânsito caótico de nossas cidades? Há um ditado popular que ouvi muitas vezes e que confesso ser partidário: ”Uma coisa é ter a habilitação, outra é saber dirigir”.

Pense sobre isso: conhecimento não é competência. A competência, em sua essência, só existe quando somamos seus três pilares – CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Portanto, adquira conhecimento e desenvolva habilidades por meio de suas atitudes,, ou então, tenha atitude para desenvolver habilidades sobre os conhecimentos que adquiriu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com