TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÕES POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        DESENVOLVIMENTO        

3.1 GESTÕES POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO        

3.2 EMPREENDEDORISMOS        

3.3 PLANEJAMENTOS DE CARREIRAS        

4        CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        



  1. INTRODUÇÃO

Este artigo acadêmico reflete a necessidade do aprofundamento nos temas Gestão por competência e do Conhecimento, Empreendedorismo, Planejamento de Carreiras que foram os principais temas abordados durante o semestre.

O conhecimento passou a ser um recurso essencial na sociedade da informação, por isso, sua correta gestão e fundamental para a sobrevivência das organizações. Não pode haver nem desperdício nem subutilização de recursos valiosos.

O sistema de gestão por competência e do conhecimento tem o sentido de identificar e gerir os perfis profissionais que proporcionem um maior retorno a um negócio. Identificando excelência, oportunidades de melhorias, suprindo lacunas e agregando conhecimentos. Compostas por alguns subsistemas como: mapeamento e decisão, mensuração, remuneração, seleção, desenvolvimento, avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento, competência nada mais é que CHA, conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas e as atitudes (A) competências comportamentais que uma pessoa possui.

Ser um empreendedor e iniciar algo novo, ser quem realiza antes, que sai da área do sonho e parte para ação. O empreendedor é motivado pelo auto realização e pelo desejo de assumir responsabilidades. Imaginação, determinação, habilidade de organização, liderar pessoas e conhecimento de etapas e processos, reunindo tudo isso é o que faz um empreendedor ter sucesso em sua jornada.

Um bom planejamento de carreiras possibilita o auto desenvolvimento de cada colaborador, possibilitando crescimento e amadurecimento profissional.

O interessante e que o plano de carreira seja atraente tanto para os colaboradores como para a empresa devendo estar de acordo com os princípios éticos, missão, visão e valores da organização. Necessário que os gestores do setor estejam em constante preparo e sempre prontos para desenvolver boas políticas públicas de crescimento e desenvolvimento dentro das organizações, além de estarem atentos ao comprometimento humano interno e externo para darem constantes auxílios no plano de carreira da empresa.


  1. OBJETIVO

        O objetivo geral desse trabalho e contribuir para o estudo da empresa Farmmacenter, corresponder às expectativas esperadas, buscando conhecimento na área de empreendedorismo, planejamento de carreiras e gestão por competência e do conhecimento.

                  Tendo por objetivos especifico descrever a realidade da empresa, comparar a outras situações similares e analisar todo o contexto da empresa Farmmacenter.


  1. DESENVOLVIMENTO

Especializada no fornecimento de medicamentos para o mercado de varejo farmacêutico, a Farmmacenter Comércio de medicamentos Ltda., atua através de uma filosofia baseada em tecnologia, qualidade e inovação. Contando sempre com parcerias com seus fornecedores para estar sempre proporcionando melhores soluções para o seu cliente consumidor.

3.1 GESTÕES POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO

De acordo com valores corporativos da empresa, sendo eles, honestidade e transparência com colaboradores, fornecedores e clientes; Inovar sempre; Espirito de equipe e respeito ao próximo independente de cargos e posições; Responsabilidades social e ambiental visando o bem da sociedade; Melhoria continua em todas as ações da empresa e o Compromisso com os resultados para garantir o crescimento sustentável, acabam influenciando, incentivando e empolgando a implantação de uma gestão por competências onde acaba tendo benefícios bem interessantes para a empresa, como também desenvolvimento pessoal e profissional.

Melhoria de desempenho, identificação de necessidades de treinamento, alinhamento de objetivos, metas organizacionais e de equipe, redução na subjetividade na seleção e avaliação de pessoas, analise de desenvolvimento dos colaboradores, enriquecimento no perfil dos colaboradores, potencialização de resultados, melhorias no relacionamento entre cargos de gestores e líderes, manter sempre a motivação e o compromisso sempre extraindo o máximo de produtividade, empenho e animo de cada colaborador.

Conhecida como soma das competências individuais e capacidade organizacional, está diretamente relacionada ao desempenho no trabalho, associando conhecimento, habilidade e atitudes das pessoas. Porém sem resultados não há percepção de competências. O proprietário tem espirito e garra de empreendedor, está desenvolvendo e alinhando competências essenciais da organização com o objetivo de estratégia.

As competências individuais do proprietário Rodrigo mostram o quando que sua capacidade de comunicação, de mobilização, de conhecimento e habilidade fizeram com que ele se tornasse um empreender e não um sonhador fazendo com que corresse atrás de seu sonho mesmo que com poucos recursos para começo. Essas se somam as competências para entregar resultados mostrando sempre seu desempenho na venda de produtos e serviços com qualidade, prazo e boa aceitação.

Notamos que a empresa farmmacenter, sempre está a proporcionar ações de valorização mostrando um bom interesse em ver a desenvoltura do funcionário na empresa. Busca sempre ideias inovadoras tentando aproveitar sempre talentos de sua empresa, independente do grau de parentesco a empresa mostra bastante comprometimento com a mesma fazendo um adequado processo seletivo para qualquer que seja o cargo, disponibilidade sempre oportunidade de crescimento profissional. Sendo assim, a empresa passa a ser um manual de integração, ética e valores, por saber estar desenvolvendo bem seus funcionários dentro de princípios, procurando sempre estar atendo a novas tendências para que a empresa possa estar inovando, criando, buscando e fazendo seu diferencial mostrando seus conhecimentos e especializações na área para estar sempre sendo a melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com