TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Individual Versus Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Individual Versus Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 5

Tema 03: Comportamento individual versus comportamento organizacional

A psicologia tem servido de base para o estudo do comportamento humano e de como ele se forma e desenvolve as características psicológicas do individuo. Essas características se desenvolvem continuamente no decorrer da vida do individuo na medida em que ocorre a sua interação com o meio.

A personalidade do ser humano é dinâmica e se transforma ao longo da vida, ela é determinada pelos traços psicológicos, organizados no interior do individuo, a personalidade se revela na interação do ambiente e se individualiza na maneira de pensar, sentir ser e agir.

È importante lembrar que o comportamento não resulta somente da personalidade, mas também com a interação com o meio externo, no caso com a organização.

Bernardo Leite – Especialista em comportamento organizacional diz:

Peter Drucker dizia: ( Fazer certo as coisas certas ) Essa frase quer dizer que eu preciso fazer certo aquilo que é certo, ou seja: aquela decisão correta, então eu preciso ser eficiente para que eu alcance a eficácia e faça disso aquilo que se costuma chamar de efetividade.Tem gente que faz maravilhosamente e bem feito aquilo que nem precisava ter começado, isso até por erro de liderança que não conduz a coisa pro caminho certo. Então o que as empresas querem e precisam são de pessoas que façam bem feito aquilo que precisa ser feito.

Hoje uma palavra extremamente forte nas empresas é entrega. Significando dizer: O que você entrega para a empresa, qual é a sua agregação de valor isso não muda o jogo hoje. É preciso que as pessoas se adaptem a determinadas regras e valores da organização Entenda que a grande maioria destes valores não estão escritas, as vezes são posturas e posicionamentos dentro da organização mas a empresa não quer pessoas que sigam puramente o manual, a empresa quer que as pessoas tragam novidades que tragam inovação.

A influencia da estrutura organizacional sobre a personalidade dos indivíduos pode ser maior ou menor dependendo de suas próprias características e personalidade.Para gerar comportamentos é preciso motivação, desde a antiguidade os filósofos gregos afirmavam que o comportamento humano era baseado nos principio do hedonismo : a busca do prazer individual e imediato.

Quando falamos em motivação estamos falando em motivo para ação, são as emoções que impulsionam o individuo em direção as suas metas. Motivação é a energia da combinação Aspirações, Desejos, Valores, Desafios, Sensibilidades manifestada por objetivos e tarefas especificas.

Outro nome conhecido no tema motivação Abraham Maslow, um americano que apresentou as necessidades humanas de forma hierárquica em um modelo de pirâmide segundo ele existem 5 níveis de necessidade que motivam o ser humano.

Do topo a base : A PIRAMIDE DE MASLOW

1º Realização Pessoal: Consegui sucesso profissional, realização de sonhos, solução de problemas e aceitação dos fatos.

2° Estima: Necessidade de se sentir confiante/respeitado, ter auto estima e respeitar os outros

3° Amor e Relacionamento: Família, amigos fazer parte de um grupo social.

4° Segurança: Ter um emprego fixo, saúde e abrigo.

5° Fisiológicas: Essenciais para a sobrevivência como comer, beber, dormir e respirar.

Os níveis superiores dependem dos inferiores e apenas as necessidades não satisfeitas são fontes de motivação.

Mas como se da o processo motivacional? O desafio de geral motivação e conseguir descobrir qual é o estimulo adequado para determinados indivíduos é bastante complexo ( para cada individuo, um estimulo adequado ), muitas vezes o estimulo não é suficiente para atingir o objetivo esperado isso gera frustração.

Essa frustração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com