TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA E COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Exames: ESTATÍSTICA E COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 ESTATÍSTICA 4

1.1 - A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS? 4

1.2 - O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 5

1.3 – DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL? 5

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6

2.1 – PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL? 6

2.2 – OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA REPOSTA. 6

2.3 – O FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO É REPRESENTADO PELO CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES. 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

O Objetivo do Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interage com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com estes colaboradores, sendo que o processo do trabalho administrativo, jamais pode ser entendido como conteúdo do mesmo.

1 ESTATÍSTICA

1.1 - A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

Sim. É através da Análise de Probabilidades que uma empresa poderá obter economia de tempo e de recursos financeiros.

Probabilidade é a medida de quão um evento é provável de ocorrer em relação ao número de resultados possíveis. O cálculo das probabilidades permite que você use a lógica e a razão, mesmo com algum grau de incerteza.

Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

Distribuição de Probabilidades - Nos Negócios

Resultado Econômico Probabilidade Retorno sobre o Investimento

Grande 20% 25%

Bom 40% 15%

Mais ou Menos 30% 5%

Realmente Ruim 10% 0%

• Resultado Econômico = O que poderia acontecer no próximo ano para a economia do país todo.

• Probabilidade = Estima as chances que aquela economia terá em cada resultado.

• Retorno do Investimento = Estima o lucro em cada resultado econômico.

1.2 - O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

O uso da Estatística não é restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.

Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital.

Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa,com produtos de alta qualidade e baixo custo,como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W.Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também se devem destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística.

1.3 – DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?

Para Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com