TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Ativ 7 Anhembi Morumbi

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional Ativ 7 Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A diversidade nas corporações brasileiras começa a ganhar cada vez mais adeptos, pois depois de investir na contratação e qualificação de pessoas de diferentes nichos, as empresas estão voltando os olhos para os profissionais com deficiências física e mental. Apesar de já se falar disso há algum tempo, parece que as empresas estão deixando de contratar para cumprir cotas e começando a enxergar os deficientes como profissionais que antes de ser diferentes, podem ser competentes e muito talentosos. Especialistas da área dizem que as empresas estão começando a mudar de postura e que elas têm se mostrado mais dispostas a contratar deficientes nos últimos anos. Estas idéias se relacionam com o conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada:

Inclusão social;

Resposta Correta:

Inclusão social;

Feedback da resposta:

Alternativa “C”, pois a inclusão social se apresenta como um processo de atitudes afirmativas, públicas e privadas, no sentido de inserir, no contexto social mais amplo, todos aqueles grupos ou populações marginalizadas historicamente ou em conseqüência das radicais mudanças políticas, econômicas ou tecnológicas

da atualidade.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

David Morris e seu pai, Saul, fundaram a Habitat International em 1981. Sediada em Rossville, Georgia, a empresa fabrica uma grama sintética em forma de carpete para uso em áreas internas e externas. Desde o início, os Morris contrataram refugiados do Camboja, da Bósnia e do Laos, muitos dos quais nem falavam inglês. Quando um assistente social sugeriu em 1984 que eles contratassem pessoas com deficiência mental, Saul vacilou. Contratar um portador de síndrome de Down, por exemplo, parecia muito arriscado. Mas David tinha outra opinião. Pediu ao pai que considerasse a idéia. O primeiro grupo de portadores de deficiência mental chegou acompanhado de um responsável do serviço social, e foi diretamente trabalhar na seção de embalagens. Duas semanas mais tarde, conta Saul, alguns funcionários foram procurá-lo para perguntar por que a empresa “não contratava mais pessoas como aquelas, que faziam seu trabalho com cuidado, orgulho e sempre sorrindo”. Atualmente, 75% dos funcionários da Habitat são portadores de algum tipo de deficiência. Pessoas que sofrem de esquizofrenia, por exemplo, trabalham com empilhadeiras, lado a lado com funcionários portadores de autismo ou paralisia cerebral. Os portadores de deficiências ganharam auto-estima e se tornaram auto-suficientes o bastante para não mais depender da ajuda governamental, e os Morris aproveitam os benefícios de uma força de trabalho dedicada e esforçada. “Temos praticamente zero de absenteísmo e uma rotatividade muito baixa”. O Caso da Habitat International ilustra:

Resposta

Resposta Selecionada:

que o doente mental pode ser inserido na sociedade, e reconstruir a sua cidadania valendo-se da força do seu trabalho.

Resposta Correta:

que o doente mental pode ser inserido na sociedade, e reconstruir a sua cidadania valendo-se da força do seu trabalho.

Feedback da resposta:

Alternativa D, pois o caso retrata que o doente mental tem o que oferecer à sociedade por meio de sua força de trabalho junto às empresas. Desta forma todos ganham. A empresa ganha a experiência com a diversidade e a qualidade de sua força de trabalho, pois absenteísmo e rotatitividade diminuem. O doente mental reconstrói a sua auto-estima e auto-confiança e se insere na sociedade novamente e passando a ser de novo um cidadão.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A doença mental se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento normal. Se o aliena da percepção de si e do mundo, de uma forma mais grave, temos a psicose. Preserva-se no indivíduo a percepção de si e as funções psíquicas, temos a neurose. Os principais tipos de psicoses são:

Resposta

Resposta Selecionada:

Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias;

Resposta Correta:

Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias;

Feedback da resposta:

Alternativa “A”, pois a psicose é um termo genérico que designa doenças mentais. A paranóia é uma psicose que se caracteriza por delírios de perseguição ou de grandeza. O delírio pode ser definido como uma perturbação mental de duração relativamente curta e acompanhada de alucinações, excitação mental e inquietude física.

Já a esquizofrenia caracteriza-se pelo afastamento da realidade. O indivíduo centraliza-se em si mesmo, em seu mundo interno, em seu mundo de fantasias, apresentando um quadro de deterioração intelectual e afetiva, pois há uma desagregação do pensamento, da ação e da afetividade. Na psicose maníaco-depressiva há oscilação entre o estado de extrema euforia (mania) e estados depressivos (melancolia). Desta forma os tipos de psicoses são três: esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias. É importante ao administrador saber reconhecer os tipos de doenças mentais que podem ocorrer no meio organizacional.

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com